ORADORES
Ana Luísa Peixoto Moura
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1995), mestre em Genética Humana Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1998) e doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2019). É especialista em Genética Humana pela Ordem dos Farmacêuticos, European Board of Medical Genetics e ACSS. Atualmente, desempenha funções como coordenadora técnica do Serviço de Genética Laboratorial do IPO-Porto, sendo responsável pelo diagnóstico molecular de predisposição hereditária para cancro e de alterações genéticas adquiridas com valor diagnóstico, prognóstico ou preditivo de resposta à terapêutica. Ao longo da sua carreira, contribuiu como autora ou coautora em 71 publicações científicas em revistas indexadas internacionalmente.
Ana Correia De Oliveira
Rui Medeiros
Doutor pela Faculdade de Medicina do Porto (2002, Biologia Humana), Agregação pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Univ. Porto (2006, Fisiopatologia) , Mestre em Oncobiologia pela Fac. de Medicina do Porto (1995 e Licenciado em Ciências Farmacêuticas-Ramo de Analises Químico Biologicas pela Faculdade de Farmacia da Univ. do Porto (1992).
Desde 2022 é Vice-Diretor do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (classificado como Excelente pela FCT) e Coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do mesmo Centro de Investigação (2006-) e desde 1998 Técnico Superior de Saude e atualmente Farmacêutico Assessor no mesmo Instituto no Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial.
Atualmente é Membro do Board of Directors da ECO-European Cancer Organization. Desde 2006 é membro do Conselho de Administração da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte e é atualmente Director do Centro de Formação e do Depart. de Investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRNorte.
Desde 2019 assumiu o cargo de Presidente da ECL-European Association of Cancer Leagues com sede em Bruxelas (Desde 2017 foi Vice-Presidente da ECL).
Atualmente é Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Desde 2005: Professor Universitário Convidado (UFP e UP) e orientador de várias de Teses de Doutoramento (concluídas n=30) e Dissertações de Mestrado (n>50) em diferentes Universidades. E autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais com impact factor (n=500) de um total de mais de 550 publicações, (http://publicationslist.org/rui.medeiros), e https://publons.com/researcher/1705012/ruimedeiros/publications/. (Web of Science, www.webofknowledge.com). (https://scholar.google.com/citations?user=m2tZ6eYAAAAJ&hl=en)(11/9/2020).
É membro do Corpo Editorial e/ou Revisor Convidado de diferentes revistas internacionais entre as quais se destaca: Annals of Human Genetics, BMC Cancer, BMC Medical Genetics, Brazilian Journal Biological Research, Cancer Detection and Prevention, Cancer Genetics and Cytogenetics, Cancer Letters, Cancer Drugs, Cancer Research, Carcinogenesis, Disease Biomarkers, European Journal of Cancer, Gynecologic Oncology, Human Mutation, Human Reproduction, International Journal of Obesity, e Pharmacogenomics Journal.
Presidente da ECToH 23, 9th European Conference on Tobacco or Health (Madrid). Presidente da CC da ECToH 17, 7th European Conference on Tobacco or Health (Porto). Foi presidente da 30th International Papillomavirus Conference (Sept 2015, Lisboa). Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores do Norte. Chair da HPV Action Network European Cancer Organization (até 2023)
Vencedor de vários Prémios de Investigação Nacionais e Internacionais, incluindo o Prémio Nacional da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (1999), o Premio para Melhor Tese de Doutoramento em Portugal na área das Ciências da Saúde (2005, Universidade de Coimbra e Bluepharma), o Yamanouchi European Foundation Award (2005) e o European Cervical Cancer Prevention Award- (2009, European Parliament/ECCA). Membro de vários painéis/comissões científicas Nacionais e Internacionais e avaliador da European Science Foundation (ESF).
Carla Torre
Professora Auxiliar de Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância/Gestão de Risco na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (UL), Portugal.
Carla Torre licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na FFUL, é mestre em Epidemiologia pela FMUL e doutorada em Farmacoepidemiologia pela FFUL. Lidera o subgrupo de Epidemiologia, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância no Instituto de Investigação do Medicamento (imed) da UL. Carla Torre é membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), membro cooptado para a Farmacoepidemiologia do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) e membro suplente de Portugal do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento.
Eduardo Rodrigues
Eduardo Freire Rodrigues é médico, especialista em Saúde Pública e em Saúde Digital, é CEO e cofundador da UpHill, a plataforma de software líder de orquestração de cuidados para aumento da capacidade hospitalar usada na maioria dos hospitais em Portugal e também em Espanha e Suíça. Tem um mestrado em Medicina pela Universidade NOVA de Lisboa e é pós-graduado em investigação clínica pela Universidade de Harvard, leciona também em diversas universidades como ISCTE, Universidade NOVA e Universidade Católica.
Humberto Martins
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra
MBA pela AESE/IESE
Pòs-graduações em Gestão Farmacêutica, Administração Hospitalar e Alta Direcção em Saúde.
Desempenhou funções Executivas, Assessoria, Direcção e Administração em Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Gilead Sciences, Ministério da Saúde, Associação Nacional de Farmácias, Genomed e Infosaúde.
Membro de grupos de trabalho e comissões oficiais em saúde e política do medicamento.
Actualmente consultor independente em estratégia, inovação e gestão aplicadas à área farmacêutica e da saúde.
Fátima Cerqueira
Fátima Cerqueira concluiu a licenciatura em Ciências Farmacêuticas e o doutoramento na área da Bioquímica na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
É Professor Associado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, sendo a sua lecionação centrada na área da Microbiologia.
É investigadora do Grupo de Oncologia Molecular a Patologia Viral do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Pedro Pita Barros
Doutorado em Economia.
Professor Catedrático da Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa.
Detentor da Cátedra BPI | Fundação la Caixa de Economia da Saúde.
Formação:
Licenciatura em Economia (1988). Mestre em Economia (1992). Doutor em Economia (1993). Agregação em Economia (1997).
Outras funções que desempenhou: Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa (2013-2017).Membro, EC Expert Panel on Effective Ways of Investing in Health (EXPH) (por nomeação da Comissão Europeia)(2012-2022) Presidente da Associação Europeia de Economia da Saúde (2013-2016). Membro do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (2005-2006). Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (1998-2000; 2009-2010). Membro do EC Mission Board for Cancer (Comissão Europeia) (2019-2020). Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2015-2021). Membro do Conselho Nacional de Saúde (em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) (2016-2021).
Distinções: Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Medalha de Serviços Distintos, grau ouro - Ministério da Saúde.
Investigação desenvolvida nas áreas de Economia da Saúde, Regulação Económica e Políticas de Concorrência. Editor das revistas cientificas International Journal of Health Economics and Management (editor-in-chief) e Health Policy.
Consultor de entidades públicas e privadas nas áreas de economia da saúde e de política de defesa da concorrência e regulação económica.
Mais detalhes curriculares em http://momentoseconomicos.wordpress.com/cv/.
Lista de publicações: http://goo.gl/1OfdfO
Carlos Gonçalo Das Neves
2022 Certificate in Public Policy– London School of Economics and Political Science (ongoing)
2022 Post Graduate Certificate in Public Health – University of London and London School of Hygiene and Tropical Medicine
2013 Diplomate of the European College of Zoological Medicine (Wildlife Population Health), European Board of Veterinary Specialists - EBVS
2009 PhD degree in Veterinary sciences - Norwegian School of Veterinary Science
2004 Graduated in Veterinary Medicine (DVM) by the Faculty of Veterinary Medicine of the Universidade Técnica de Lisboa
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Since 11.2022 – Chief Scientist of the European Food Safety Authority – Parma - Italy
Since 2018 - Full Professor - Faculty of Health Sciences – Uni. of Tromsø
2019-2022 - Director for Research & Internationalisation – Norwegian Veterinary Institute
01/2017 to 01/2019 – Head of Section of Food Safety and Emerging Health Threats– Norwegian Veterinary Institute
01/2014 to 12-2016 – Head of the Section of Virology/Senior Researcher – Norwegian Veterinary Institute
03-12/2013 – Senior Researcher at the Norwegian Veterinary Institute
2012-2018 – Associate Professor at the Faculty of Health Sciences – University of Tromsø
2009-2012 – Postdoctoral researcher at the Section of Arctic Veterinary Medicine, Tromsø
2005-2009 – PhD student at the Section of Arctic Veterinary Medicine, Tromsø –Norway
2004-2005 – Science Administrator/manager of national and international projects and 7th European Framework program at the Portuguese Research Council (Portuguese Science and Technology Foundation), Lisbon –Portugal
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
1. EFSA's second Risk Assessment Research Assembly (RARA) delivered on its objectives. Stef Bronzwaer, Frederico Alves, Carlos G. das Neves, Pamela Byrne, Bernhard Url. Trends in Food Science & Technology 2023 – 134 (72-76) https://doi.org/10.1016/j.tifs.2023.02.009.
2. Pandemic origins and a One Health approach to preparedness and prevention: Solutions based on SARS-CoV-2 and other RNA viruses Gerald T. Keusch; John H. Amuasi; Danielle E. Anderson; Peter Daszak; Isabella Eckerle; Hume Field; Marion Koopmans; Sai Kit Lam; Carlos G. Das Neves; Malik Peiris et al. PNAS 2022- 119 (42) https://doi.org/10.1073/pnas.2202871119
3. IPBES (2020) Workshop Report on Biodiversity and Pandemics of the Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. Daszak, P., das Neves, C., Amuasi, J., Hayman, D., Kuiken, T., Roche, B., Zambrana-Torrelio, C., Buss, P., Dundarova, H., Feferholtz, Y., Foldvari, G., Igbinosa, E., Junglen, S., Liu, Q., Suzan, G., Uhart, M., Wannous, C., Woolaston, K., Mosig Reidl, P., O'Brien, K., Pascual, U., Stoett, P., Li, H., Ngo, H. T., IPBES secretariat, Bonn, Germany, https://doi.org/10.5281/zenodo.4147317
4. National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine 2022. Systematizing the One Health Approach in Preparedness and Response Efforts for Infectious Disease Outbreaks: Proceedings of a Workshop. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/26301. (Panel invited speaker and contributor)
OUTRAS ATIVIDADES
2024 – Member of the One Health High Level Expert Panel of the Quadripartite (WHO, FAO, UNEP, WOAH)
2021-2023 – Past President of the Wildlife Diseases Association
2018-2023 - Chair of the specialty of Wildlife Population Health at the European College of Zoological Medicine
2019-2021 – President of the Wildlife Diseases Association
2019-2021 – Member of the Lancet COVID19 Commission Task Force on the origins of SARS-CoV2
2017-2019 – Vice President of the Wildlife Diseases Association
2014-2018 – National Expert - Panel on Animal Health and Animal Welfare - Norwegian Scientific Committee for Food & Environment
2010-2017 – Honorary Consul of the Portuguese Republic to Tromsø – northern Norway
José António Feio
Francisco Rocha Gonçalves
NOME / NAME
Francisco Nuno Rocha Gonçalves
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
• Agregação em Investigação Clínica e de Serviços de Saúde (2024) – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
• Doutoramento em Gestão (2007) - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL);
• Mestrado em Economia (2000) - Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP);
• Licenciatura em Economia (1996) - Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)
ATIVIDADE PROFISSIONAL
• Diretor de Acesso ao Mercado e Relações Externas - Sanofi Portugal (2021 - Presente)
• Professor Auxiliar Convidado - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2019 - Presente)
• Diretor de Avaliação de Tecnologias de Saúde - Luz Saúde, SA (2019 - 2021)
• Membro da Comissão Executiva - Hospital Beatriz Ângelo (PPP; 2019 - 2021)
• Vogal do Conselho de Administração do IPO-Porto (2011 - 2019)
• Consultor e Formador Externo em Avaliação de Tecnologias de Saúde (HTA) e Sustentabilidade em Saúde (1998 - 2011)
• Docente - Outras Universidades:
• Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) (1998 - 2009)
• Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) (2009 - 2018)
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
• Goncalves FR, Santos S, Silva C, Sousa G. RISK-SHARING AGREEMENTS, PRESENT AND FUTURE. Ecancermedicalscience. 2018;12:823.Doi: 10.3332/ecancer.2018.823.
• Gonçalves FNR. OPTIMIZAR OS CIRCUITOS DOS DOENTES EM COOPERAÇÃO INTERNACIONAL APOSTANDO EM GESTÃO BASEADA EM VALOR (VBHC). Acta Médica Portuguesa. 2019;32(2):167-8. Doi: 10.20344/amp.11858.
• Wind A, Goncalves FR, Marosi E, da Pieve L, Groza M, Asioli M, Albini M, van Harten W. BENCHMARKING CANCER CENTERS: FROM CARE PATHWAYS TO INTEGRATED PRACTICE UNITS. Journal of the National Comprehensive Cancer Network. 2018;16(9):1075-83. Doi: 10.6004/jnccn.2018.7035.
• Sousa-Pinto B, Fonseca JA, Oliveira B, Cruz-Correia R, Rodrigues PP, Costa-Pereira A, Rocha-Goncalves FN. SIMULATION OF THE EFFECTS OF COVID-19 TESTING RATES ON HOSPITALIZATIONS. Bulletin Of The World Health Organization. 2020;98(5):299. Doi: 10.2471/Blt.20.258186
• Soares M, Antunes L, Redondo P, Borges M, Hermans R, Patel D, Grimson F,
Munro R,
Chaib C,
Lacoin L,
Daumont M,
Penrod JR,
O'’Donnell JC,
Bento MJ,
Goncalves F R. TREATMENT AND OUTCOMES FOR EARLY NON-SMALL-CELL LUNG CANCER: A RETROSPECTIVE ANALYSIS OF A PORTUGUESE HOSPITAL DATABASE. Lung Cancer Management. 2021;10(2). Doi: 10.2217/lmt-2020-0028.
OUTRAS ATIVIDADES
• Co-chair da Task Force Especial da ISPOR em Implementação de VBHC (desde 2020).
• Membro de Orgãos Sociais de instituições sem lucrativos e de intervenção social
• Fundador e co-editor do Global Journal on Quality and Safety in Healthcare (desde 2019; indexado: PUBMED, SCOPUS)
Gonçalo Sousa Pinto
Ricardo Nascimento
Adalberto Campos Fernandes
Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista em Saúde Pública.
Professor ENSP NOVA
Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Ministro da Saúde XXI Governo Constitucional (2015-2018). Membro do Conselho de Administração do GIMM Gulbenkian Institute for Molecular Medicine. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Presidente do Hospital Cruz Vermelha. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Presidente da Assembleia Geral do ISBE.
Isabel Vaz
David Santana
Farmacêutico com MICF concluído na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e pós graduado na área de Marketing Management no ISCTE.
Desenvolveu funções enquanto secretário técnico da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos e perseguiu o seu percurso profissional na área da Indústria Farmacêutica.
Ao longo dos anos, assumiu responsabilidades nos departamentos médico, comercial e ainda de marketing farmacêutico de diferentes empresas nomeadamente Janssen, Bayer e AstraZeneca, estando ligado durante este percurso a diversas áreas terapêuticas (Hematologia, Imunologia, Nefrologia ou ainda a área Cardiovascular e Metabólica).
Hoje em dia assume a função de Franchise Lead de Hematologia na AstraZeneca, sendo igualmente membro do Conselho de Jovens Farmacêuticos da Ordem dos Farmacêuticos.
Ana Abreu
Helder Mota Filipe
Cátia Pinto
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Médica Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Pós-graduação em Princípios e Métodos em Epidemiologia pela Università Cattolica del Sacro Cuore:
Pós-graduação em Conceitos de Epidemiologia pela University of Edinburgh
Estágio em Investigação Epidemiológica no Core Health Informatics Program (CHIP) pela Harvard Medical School
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Foi Chefe do Departamento de Epidemiologia e Vigilância em Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde (DGS) entre 2012 e 2018. Posteriormente exerceu funções de consultoria na Unidade Advanced Analytics & Intelligence na SPMS, EPE até 2021. Atualmente, é responsável pela participação da SPMS na Cooperação Global em Saúde Digital, sendo Gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações internacionais e MyHealth@EU (A Minha Saúde@UE).
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
• Co-autora do livro “A investigação nas organizações de saúde”
• Co-autoria do livro “Saúde Pública em Portugal – Do Século XIX ao Novo Millennium até ao Futuro”
• Pinto C S, Nunes B, Branco M J, Falcão J M. Trends in influenza vaccination coverage in Portugal from 1998 to 2010: effect of major pandemic threats. BMC Public Health [online edition] 2013; 13:1130, available at https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-13-1130;
• Pinto C S, Anderson R N, Marques C et al. Improving the Mortality Information System in Portugal. Eurohealth [online edition] 2016; 22 (2):48-51. Available at http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/001
• Shivagi T, Pinto C S, San-Bento A et al. A large community outbreak of Legionnaires´disease in Vila Franca de Xira, Portugal, October to November 2014. Euro Surveill [online edition] 2014; 19(50). Available at https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25597540 ;
• Yang H.Gonçalves T, Quaresma P, Vieira R , Veladas R, Pinto C S et al. Clinical Trial Classification of SNS24 Calls with Neural Networks. Future Internet 2022, 14(5), 130; https://doi.org/10.3390/fi14050130
• Gonçalves T, Veladas R, Yang H, Vieira R, Quaresma P, Infante P, Sousa Pinto C, Oliveira J, Cortes Ferreira M, Morais J, et al. Clinical Screening Prediction in the Portuguese National Health Service: Data Analysis, Machine Learning Models, Explainability and Meta-Evaluation. Future Internet. 2023; 15(1):26. https://doi.org/10.3390/fi15010026
OUTRAS ATIVIDADES (MÁX 500 CARACTERES) /OTHERS ACTIVITIES (MAX 500 CHARACTERS)
• É atualmente representante da Vice-Presidência da Global Digital Health Partnership (GDHP);
• Vencedora de HIMSS Policy Influencer Award 2024;
Cláudia Furtado
é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e doutorada em Saúde Pública pela Universidade NOVA de Lisboa.
Claudia Furtado é responsável pela Direcção de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS) e pela Direcção de Informação e Planeamento Estratégico (DIPE) do INFARMED, I.P.
A DATS é responsável pela avaliação de Tecnologias de saúde, preços e comparticipações. A DIPE é responsável pela monitorização do consumo e da despesa com medicamentos e dispositivos médicos e pela definição e avaliação das medidas de política nesta área.
Atualmente é professora auxiliar na Escola Nacional de Saúde Pública Portuguesa (Universidade NOVA de Lisboa).
António Araújo
AESE BUSINESS SCHOOL: LISBOA, LISBOA, PT
2010-10-01 to 2011-03-31 | AESE High Management Program of Health Institutions
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR: PORTO, PORTO, PT
1996-06-01 to 2010-12-16 | PhD degree
FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO PORTO: PORTO, PORTO, PT
1981-09-01 to 1987-07-30 | Medical degree (MD)
-----------
SCHOOL OF MEDICINE AND BIOMEDICAL SCIENCES - ICBAS: PORTO, PORTO, PT
2023-01-02 to present | Head of the Integrated Master Degree in Medicine (School of Medicine and Biomedical Sciences - ICBAS)
UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA: PORTO, PORTO, PT
2020-09-01 to present | Full Professor
UNIVERSIDADE DO PORTO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR: PORTO, PORTO, PT
2017-09-01 to present | Full Professor
UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE SANTO ANTÓNIO: PORTO, PT
2014-03-15 to present | Head of the Department (Department of Medical Oncology)
Frederico Da Silva
Vítor Veloso
NOME / NAME
Vítor Veloso
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro Portuguesa Contra o Cancro
Joana De Almeida
Nuno Sousa
Professor catedrático
Médico especialista em neurorradiologia
Professor, Médico, Presidente da AICIB
Diretor do Centro de Medicina Digital P5
Bruno Macedo
Paulo Gonçalves
Licenciatura em matemáticas aplicas e ciências de computação
Consultor de sistemas de informação
Consultor especialista em proteção de dados pessoais
Consultor de transformação de organizações
Presidente da RD-Portugal
Presidente do Conselho Fiscal da Plataforma Saúde em Diálogo
Membro do Grupo de Trabalho para o Plano Nacional Intersectorial das Doenças Raras 2025-2030
Representante dos Cidadãos no PT_MED_GEN (estratégia nacional para a medicina genómica)
Representante Português no Conselho Nacional das Alianças da Eurordis
Luís Campos
NOME / NAME
Luís Campos
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura em Medicina
Pós-graduação em Direcção de Serviços de Urgência
Mestrado em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Luís Campos é médico e especialista de Medicina Interna. Foi fundador e é o presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente. É também comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e coordenador da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.
Entre outras funções anteriores, foi coordenador para os cuidados hospitalares do Grupo de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, diretor dos Serviços de Medicina Interna e de Urgência do Hospital São Francisco Xavier, professor convidado da NOVA Medical School, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), presidente do Conselho Nacional para a Qualidade em Saúde, membro do grupo da CUF que coordenou a conceção do modelo e design dos novos hospitais em PPP, coordenador nacional do Registo de Saúde Eletrónico, coordenador nacional do Grupo de Estudos de Autoimunidade da SPMI e conselheiro dos Governos de Macau e Açores.
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
1. Campos L. Climate change, health and our individual responsibility: SPMI recommendations. Medicina Interna. 2017;24:83-4.
2. Campos L, Mansinho K, Telles de Freitas P, Ramos V, Sakellarides C. Os Desafios dos Hospitais Perante a COVID-19 e a Gripe Sazonal Durante o Outono-Inverno de 2020/2021 [COVID-19 and Seasonal Flu During the Autumn-Winter of 2020/2021 and the Challenges Lying Ahead for Hospitals]. Acta Med Port. 2020;33(11):716-719.
3. Campos L, Barreto JV, Bassetti S, Bivol M, Burbridge A, Castellino P, et al. Physicians' responsibility toward environmental degradation and climate change: a position paper of the European Federation of Internal Medicine. Eur J Intern Med. 2022;104:55-8.
4. Campos L. One Health. Port J Nephrol Hypert 2023; 37(3): 127-128
5. Campos L, Chimeno-Viñas MM, Carretero-Gómez J, Santos L, Cabrera-Rayo A, Valdez PR, et al. Recommendations of the Spanish-Portuguese Internal Medicine Services in the fight against climate change and environmental degradation. Rev Clín Esp. 2024;224:162–6.
OUTRAS ATIVIDADES
Luis Campos apresentou mais de 500 conferências, foi autor ou coautor de cerca de 340 comunicações, dezenas de publicações e 16 capítulos de livros. Foi coeditor de dois livros. É Honorary Fellow do American College of Physicians e Fellow da European Federation of Internal Medicine. Recebeu o Prémio Nacional de Medicina Interna em 2024.
Paralelamente tem atividade artística desde 1981, tendo realizado 24 exposições individuais e participado em 52 exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro. Está representado na maior parte das coleções dos museus nacionais e alguns internacionais.
Rodrigo Oliveira
Gabriela Silva
NOME / NAME
GABRIELA JORGE DA SILVA
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
DOUTORAMENTO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE DE COIMBRA-2002
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS NOS RAMOS DE ANÁLISES QUÍMICO-BIOLÓGICAS E FARMÁCIA HOSPITALAR E COMUNITÁRIA
ATIVIDADE PROFISSIONAL
SUB-DIRETORA DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
PROFESSORA ASSOCIADA DO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
INVESTIGADORA INTEGRADA DO CENTRO DE NEUROCIÊNCIAS E BIOLOGIA CELULAR NO GRUPO “Medicinal Chemistry & Drug Discovery” (CIIB)
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
Mó I, da Silva GJ.Antibiotics (Basel). (2024) Tackling Carbapenem Resistance and the Imperative for One Health Strategies-Insights from the Portuguese Perspective. 13(6):557. doi: 10.3390/antibiotics13060557
Mendes SG, Combo SI, Allain T, Domingues S, Buret AG, Da Silva GJ. (2023) Co-regulation of biofilm formation and antimicrobial resistance in Acinetobacter baumannii: from mechanisms to therapeutic strategies. Eur J Clin Microbiol Infect Dis. 42(12):1405-1423. doi: 10.1007/s10096-023-04677-8
Silva MFC, Aroso RT, Dabrowski JM, Pucelik B, Barzowska A, da Silva GJ, Arnaut LG, Pereira MM. (2024) Photodynamic inactivation of E. coli with cationic imidazolyl-porphyrin photosensitizers and their synergic combination with antimicrobial cinnamaldehyde. Photochem Photobiol Sci.;23(6):1129-1142. doi: 10.1007/s43630-024-00581-y.
Elias R, Spadar A, Hendrickx APA, Bonnin RA, Dortet L, Pinto M, Phelan JE, Portugal I, Campino S, da Silva GJ, Clark TG, Duarte A, Perdigão J. (2023) Emergence of KPC-3- and OXA-181-producing ST13 and ST17 Klebsiella pneumoniae in Portugal: genomic insights on national and international dissemination. J Antimicrob Chemother. 2023 May 3;78(5):1300-1308. doi: 10.1093/jac/dkad093.
Lima T, Loureiro D, Henriques A, Ramos F, Pomba C, Domingues S, da Silva GJ. (2022) Occurrence and Biological Cost of mcr-1-Carrying Plasmids Co-harbouring Beta-Lactamase Resistance Genes in Zoonotic Pathogens from Intensive Animal Production. Antibiotics (Basel). 2022 Oct 5;11(10):1356. doi.org/10.3390/antibiotics11101356
Rui Santos Ivo
- Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Ramo Análises Químico-Biológicas (1986) - FFUC
- Mestrado em Biologia Celular (1998) - FCTUC
- Doutoramento em Biociências - Biologia Celular e Molecular (2017) - FCTUC
- Título de Especialista em Genética Humana pela Ordem dos Farmacêuticos (2018)
- CIÊNCIA ID B71A-82D4-55FF;
- ORCID ID 0000-0003-4495-4431
Rui Santos Ivo é Presidente do INFARMED, I.P. (2019), e Professor Associado Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) na área Regulamentação de Medicamentos (2009). É membro do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) (2016), Vice-Presidente do Comité Técnico Permanente de Valletta/Declaração de Valletta (2017) e, ainda, Presidente do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG) (2021), função para a qual foi eleito pelos seus pares das agências de avaliação de tecnologias de saúde.
Ao longo dos anos, exerceu várias funções, nomeadamente Presidente e Vice-presidente do INFARMED, I.P. e da ACSS, I.P., assumindo ainda outras funções executivas e consultivas em diversos órgãos, comités e grupos de trabalho da área da Saúde.
Rui Santos Ivo reuniu experiência internacional relevante na área da regulação do medicamento e tecnologias de saúde, designadamente na qualidade de Administrador na EMA, exercício de funções executivas na Unidade Farmacêutica da Direção-Geral das Empresas e Indústria, em Bruxelas (2006-2008). Rui Santos Ivo iniciou a sua carreira profissional como farmacêutico hospitalar no Hospital Egas Moniz de Lisboa e em 1993 ingressou no INFARMED, onde iniciou funções no Departamento de Licenciamento e Inspeção.
Lucas Chambel
NOME / NAME
Lucas Chambel
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Mestre em Ciências Farmacêuticas
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Atualmente, trabalha como Communication & Government Affairs Specialist na GlaxoSmithKline (GSK) uma biofarmaêutica com mais de cem anos de atividade em Portugal e é Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos.
Foi, anteriormente, Head of Partnerships and Communications na UNITE Parliamentarians Network for Global Health, uma rede de parlamentares presente em mais de cem países, que trabalha no desenvolvimento de políticas públicas de saúde, Anteriormente, foi Junior Project Manager num projeto da Universidade Católica Portuguesa desenvolvido em parceria com a Indústria farmacêutica.
Nos últimos três anos foi também Conselheiro no Concelho de Opinião da Rádio Televisão Portuguesa (RTP).
No seu percurso associativo, foi membro da direção do Conselho Nacional de Juventude, responsável pela saúde e bem-estar e pelas relações internacionais, tendo representado os jovens portugueses durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Assumiu, também, diversos cargos no associativismo jovem durante o seu percurso académico.
Durante a pandemia, foi coordenador da plataforma Portugal um passo à frente do Coronavírus, um movimento de apoio dos profissionais de saúde, criado pelo Deputado Ricardo Baptista Leite, tendo também acompanhado os trabalhos parlamentares durante esse período.
Mahendra G Patel
Eugénia Baptista
Eugénia Morais dos Santos Baptista, natural de Freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo, Bragança, nascida a 16/07/1976, casada. Mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, com a carteira profissional nº 11727, sócia da OF P-2919. Trabalho em farmácia comunitária desde Junho de 2000, mais precisamente na Farmácia Bem Saúde em Bragança, da qual sou Diretora Técnica desde maio de 2015, até à actualidade.
Colaboro com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança desde Setembro de 2003, até à actualidade, como docente, tendo passado pelos cursos de Dietética e Nutrição, Análises Clínicas, Gerontologia e Farmácia. Atualmente lecciono as Unidades Curriculares de Farmacologia, Farmacoterapia I e Comunicação e Aconselhamento em Farmácia ao curso de Farmácia.
Maria Da Graça Campos
Maria da Graça Campos é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra – Portugal. A sua área de especialização é “Drug Discovery” utilizando matérias-primas vegetais. Nos últimos 13 anos, tem sido coordenadora do Observatório de Interações planta-Medicamento (www.oipm.uc.pt), que é um Grupo de Investigação Translacional Multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC). O seu âmbito é avaliar as interações farmacodinâmicas e farmacocinéticas entre fármacos e produtos naturais (plantas medicinais e alimentos). O trabalho envolve maioritariamente uma colaboração com hospitais na resolução de casos clínicos nesse âmbito, mas também realiza intervenções de saúde na sociedade de forma a capacitar os cidadãos para a prevenção destas situações de risco, quer por falha terapêutica quer por aumento dos efeitos tóxicos, essencialmente em contexto de terapia em doentes crónicos e oncológicos.
Na Faculdade de Farmácia da UC leciona várias Unidades Curriculares como Farmacognosia, Fitoterapia, Plantas Medicinais e na Faculdade de Medicina, Interações Medicamento-Alimentos-Plantas.
É orientadora científica de vários alunos de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento. Proferiu mais de 170 conferências nacionais e internacionais, pertence ao Conselho Editorial de 7 revistas científicas e é coautora de 3 livros, 17 capítulos e mais de 200 publicações em revistas científicas e técnico-profissionais.
Colabora também, como especialista, em quatro Comités Científicos Internacionais, European Medicines Agency (EMA/HMPC); International Regulatory Cooperation for Herbal Medicines (IRCH) na World Health Organization (WHO); International Standard Organization, Technical Committee ISOTC 249 e ISO TC 34/SC 19/WG3); Perito Europeu na Agência Europeia do Medicamento (EMA/HMPC). Também foi perito na European Food Safety Authority (EFSA).
Em Portugal faz parte, enquanto Perito Nacional, de 8 Comissões, em 3 Ministérios. Ministério da Saúde: INFARMED - Comissão da Farmacopeia Portuguesa e no Grupo de Trabalho “Definição de fronteiras entre medicamentos e suplementos alimentares”; na Administração Central de Saúde (ACSS) - Conselho Consultivo para as Terapias Complementares (representante da Ordem dos Farmacêuticos). Ministério da Economia: 2 Comissões na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE/PORTUGAL) - CTE “Produtos dietéticos, nutrição e alergias” e na CT “Nutrição e Alergias Alimentares”; e no Instituto Português de Qualidade IPQ - Comissão Técnica de Normalização CT210 e na CT 212. Ministério da Agricultura: DGAV - Grupo de Avaliação de Medicamentos de Uso Veterinário. Membro do Conselho Executivo do Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB) desde 2015, em representação da Universidade de Coimbra. Também foi co-fundadora do mesmo CCAB.
Atualmente, Maria da Graça Campos é também coordenadora do Sudarshan Krya Yoga (SKY) Campus na Universidade de Coimbra com Ana Castilho, da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
ORCID ID - https://orcid.org/0000-0003-1012-6240
Ciência ID - 0E11-7BD7-1333
Web of Science Researcher ID : A-3544-2012
Henk-Jan Guchelaar
1992-1996 || Hospital pharmacist – Head drug manufacturing department,, Dept. of pharmacy, Hospital Medisch Spectrum Twente, Enschede
1996-1998 || Hospital pharmacist - Head clinical pharmaceutical and toxicological laboratory, Dept. of pharmacy, University Medical Centre (AMC), Amsterdam
1998-2003 || Chair Dept. of Pharmacy, University Medical Centre (AMC), Amsterdam
2003 || Chair Dept. Clinical Pharmacy & Toxicology, Leiden University Medical Centre (LUMC), Leiden Professor of Clinical Pharmacy, School of Medicine, University of Leiden
2008 || Professor of Clinical Pharmacy, Leiden Academic Centre for Drug Research (LACDR), Faculty of Science, University of Leiden
2008 || Director Leiden University Research Profile Translational Drug Discovery and Development (TDDD), Leiden
2016 || Founder of Master of Pharmacy, Leiden University Medical Center, University of Leiden
2017- 2018 || Member Board Division 4 – Leiden University Medical Center
2018 || Chair Board Division 4 – Leiden University Medical Center
2022 || Chair Board Division 1 ad interim - Leiden University Medical Center
2023 || Board of directors/Dean Medical Faculty ad interim, Leiden University Medical Center, University Leiden
Armando Alcobia
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
Management Program to Hospital Pharmacists
Nova School of Business and Economics [ 2017 ]
Leadership in Healthcare Delivery
Nova School of Business and Economics [ 2013 ]
Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde
AESE - Escola de Direcção e Negócios [ 2008 ]
Endereço: Lisboa (Portugal)
I Curso Pós-Graduado de Actualização em Antibioticoterapia
Faculdade de Medicina Universidade de Lisboa [ 2005 ]
Endereço: Lisboa (Portugal)
Curso de Formação Profissional – Planeamento, Controlo e Gestão Financeira nos Serviços de Saúde
Departamento de Formação Hospital Garcia de Orta [ 2003 ]
Endereço: Almada (Portugal)
Especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos - classificação final 18 valores
Ordem Farmacêuticos [ 17/05/2001 ]
Equiparação a Estágio de Carreira de Técnicos Superiores de Saúde - classificação 17.13 valores
Ministério da Saúde - Departamento Recursos Humanos da Saúde [ 06/02/1997 ]
Licenciatura Ciências Farmacêuticas - classificação final 14 valores
Faculdade de Farmácia Universidade de Coimbra [ 1985 – 1991 ]
Endereço: Coimbra (Portugal)
GRUPOS DE TRABALHO E COMISSÕES
Comissão Nacional da Residência Farmacêutica [ 2022 – Atual ]
Despacho n.º 5236/2022, de 02 de maio, o qual homologa a constituição nominal da Comissão Nacional da
Residência Farmacêutica, foi designado pelo conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.
P. (ACSS)
Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) [ 2016 – Atual ]
Integra o grupo de avaliação de tecnologias de saúde - orgão consultivo do Infarmed
Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica[ 02/2013 – Atual ]
Nomeado membro da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica, desde o seu inicio em 2013
Centro Garcia de Orta [ 2011 – Atual ]
Foi fundador e integra o Conselho Diretivo do Centro de Investigação Garcia de Orta
Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Garcia de Orta [ 2001 – Atual ]
Grupo de Trabalho para a Dispensa de Proximidade de Medicamentos[ 07/2020 – 10/2020 ]
Grupo de trabalho, constituído por Despacho n.º 6971/2020 do Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde Despacho n.º 6971/2020 para elaboração de proposta de cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar em contexto de proximidade.
Grupo Trabalho Carreira Farmacêutica [ 2014 ]
Grupo de trabalho, constituído por Despacho n.º 14215/2013 de Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde,
publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 214, de 5 de novembro de 2013. 30-01-2014 para análise de
eventual fusão da carreira dos TST com TSS
Comissão de Nutrição do Hospital Garcia de Orta [ 02/1996 – 2010 ]
No âmbito desta comissão participou nos júris de concursos de nutrição artificial entérica e parentérica
Comissão Ética do Hospital Garcia de Orta [ 2001 – 2009 ]
Grupo Trabalho Ficheiro Nacional de Medicamentos [ 1995 – 1996 ]
No âmbito do Infarmed e sob supervisão do Instituto Gestão Informática e Financeira (IGIF)
ATIVIDADES SOCIAIS E POLÍTICAS
Ordem dos Farmacêuticos
2001-2004 - Membro da Direção Regional da Secção Regional do Sul e Ilhas
2012-2016 - Membro do Conselho Nacional para a Cooperação
2009-2012 - Vice-Presidente da Ordem Farmacêuticos
2013-2016 - Membro do Conselho do Colégio de Especialidade em Farmácia Hospitalar
2017-2020 - Presidente da Mesa da Assembleia Regional da Secção regional do Sul e Regiões Autónomas
Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares
2001-2008 - Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares
Sindicato Nacional dos Farmacêuticos [ 2018 – 2022 ]
Conselho Disciplinar do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos
João Nuno Moreira
João Nuno Moreira, é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Líder do Grupo de Microambiente Tumoral e Terapias Dirigidas no Centro de Neurociências e Biologia Celular da mesma Universidade.
É co-autor de vários capítulos de livros e artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica. Co-inventor de várias patentes concedidas na Europa e Estados Unidos da América. Participou ativamente no desenvolvimento de Nanopartícula Lípidica à qual foi atribuída o estatuto de medicamento órfão pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) e pela agência regulamentar norte americana (Food and Drug Administration) para o tratamento do mesotelioma humano. Ao longos dos anos tem participado como perito na avaliação de projetos de agências de financiamento nacionais (ex.: Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT) e internacionais (ex.: Euronanomed; Israel Science Foundation; Dutch Cancer Society; COST Actions), bem como para a Agência Europeia do Medicamento.
Ana Maria Couras
Licenciada em Engenharia de Produção Industrial – Ramo de Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa
No Mandato 2023-2027 da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, é:
• Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP
• Vice-Presidente do Conselho do Ambiente e Sustentabilidade da CIP
• Membro do Conselho da Saúde, Prevenção e Bem-Estar da CIP
Desde 2005, é Membro do Board da AISE – Associação Europeia dos Detergentes e Produtos de Conservação e Limpeza, em representação de Portugal e Espanha.
Desde novembro de 1997, tem sido reeleita Presidente da Direção da AIC.
Desde 1994, é Diretora-Geral da FIOVDE – Federação Portuguesa das Indústrias de Óleos Vegetais, Derivados e Equiparados. Nesta Federação estão filiadas 4 Associações. Por inerência do cargo que desempenha na FIOVDE, é também Secretária-Geral de 3 dessas Associações, designadamente:
• Associação dos Industriais de Cosmética, Perfumaria e Higiene Corporal (AIC)
• Associação dos Industriais de Sabões Detergentes e Produtos de Conservação e Limpeza (AISDPCL)
• Associação Portuguesa de Aerossóis
De 1993 a 1994, foi Secretária-Geral da Associação dos Industriais de Sabões, Detergentes e Produtos de Conservação e Limpeza.
De 1987 a 1992, foi Secretária-Geral da Associação Portuguesa dos Fabricantes de Tintas e Vernizes
Teresa Fidalgo
- Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Ramo Análises Químico-Biológicas (1986) - FFUC
- Mestrado em Biologia Celular (1998) - FCTUC
- Doutoramento em Biociências - Biologia Celular e Molecular (2017) - FCTUC
- Título de Especialista em Genética Humana pela Ordem dos Farmacêuticos (2018)
- CIÊNCIA ID B71A-82D4-55FF;
- ORCID ID 0000-0003-4495-4431
Toda a sua carreira tem sido dedicada à implementação e melhoria de estudos que integram um laboratório de rotina (rastreio e testes de coagulação específicos), bem como no laboratório para os estudos genéticos de coagulopatias congénitas. As suas principais atividades de investigação foram o diagnóstico molecular de Hemofilia, da doença de von Willebrand, da púrpura trombocitopénica trombótica (PTT) e da síndrome hemolítica uremica (SHU). Como coordenadora do UFHM, implementou os estudos moleculares pela Next Generation Sequencing (NGS), que permitiram esta abordagem 3 áreas diagnósticas Eritropatologia, Trombose e Hemostase, Microangiopatias e Hemato-Oncologia.
O laboratório da UFHM é considerado um centro de referência nos estudos clinico-laboratoriais que investiga e recebe amostras de todo o País.
João Fraga
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (2007)
Pós-graduação em gestão para farmacêuticos (PBS)
Especialista em Farmácia Hospitalar
Membro do Conselho do Colégio de Especialidade em Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos
Membro da Comissão da competência em oncologia da Ordem dos Farmacêuticos
Membro do júri de especialidade em farmácia hospitalar
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa dos Farmacêuticos de Cuidados de Saúde
Hugo Freire
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas | Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa || 2005– 2010
Curso Avançado de Assuntos Regulamentares | Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. –
Infarmed, parceria científica da Universidade Fernando Pessoa || 2016-2017
Farmacêutico Especialista em Farmácia Comunitária | Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária da Ordem
dos Farmacêuticos || 2021
Farmacêutico Comunitário.
Membro da Secção Especializada em Oncologia da Sociedade Portuguesa dos Farmacêuticos dos Cuidados de
Saúde (SPFCS).
Formador e elemento da Comissão Organizadora do Curso básico em Oncologia para farmacêuticos ONCO 1.0 da
SPFCS.
Formador na área farmacêutica.
Dulce Quelhas
Sónia Vidal Silva
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (UC, 1996)
MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (UC, 2009)
PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR (UL, 1998)
ESPECIALISTA EM FARMÁCIA HOSPITALAR (OF, 2003)
ATIVIDADE PROFISSIONAL
FARMACÊUTICA NO HOSPITAL DOS COVÕES (1997)
FARMACÊUTICA NA ULS MÉDIO TEJO (DESDE 1998)
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
OUTRAS ATIVIDADES
REPRESENTANTE DA OF NO COMITÉ DA FIP PARA REVISÃO DA DECLARAÇÃO ENVIRONMENTALLY SUSTAINABLE PHARMACY PRACTICE: GREEN PHARMACY
CO-LEADER NA PHARMACY SUSNET, CENTRE FOR SUSTAINABLE HEALTHCARE (NHS, UK)
Pedro Barata
Rui Loureiro
Doutoramento em Química pela Universidade de Liverpool UK, 2003
1997-98 || Professor do 4ºgrupo A na Escola E.B. -2,3 – Dr. Dr. José de Jesus Neves Júnior, Faro
2004-2008 || R&D Scientist na Lintfield Ltd
2008 || Hovione ( sempre R&D Scientist, group Leader, Process Chemistry Development Director, R&D Fellow for sustainability)
Claire Anderson
Claire Anderson is Professor of Social Pharmacy, Division of Pharmacy Practice and Policy, School of Pharmacy, University of Nottingham. She is President of the Royal Pharmaceutical Society. As an internationally renowned social pharmacy researcher she has shaped the future of global research in this area and informed the development of pharmacy practice and education in the UK and globally. She is a trustee of the Commonwealth Pharmacists Association.
HARVEY, J., SHARIFF, Z., ANDERSON, C., BOYD, M. J., RIDD, M. J., SANTER, M., LEIGHTON, P. (2024). How can community pharmacists be supported to manage skin conditions? A multistage stakeholder research prioritisation exercise. BMJ Open, 14(1), Article e071863.
SONNEX, K., THORNLEY, T., FLEMING, N., LAKHA, A., LECKY, D. M., PILLAY, I., …ASHIRU-OREDOPE, D.(2023). Perceived current and future roles of UK-based community pharmacy professionals in the long-term management of acne. Exploratory Research in Clinical and Social Pharmacy11, Article 100310.
CLAIRE MANN, CLAIRE ANDERSON, MATTHEW BOYD, YASMIN KARSAN, TRISTAN EMERSON Perspectives of pharmacists in general practice from qualitative focus groups with patients during a pilot study BJGP Open. 2021.0112.
Pollock, Kristian & Wilson, Eleanor & Caswell, Glenys & Latif, Asam & Caswell, Alan & Avery, Anthony & Anderson, Claire & Crosby, Vincent & Faull, Christina. (2021). Family and health-care professionals managing medicines for patients with serious and terminal illness at home: a qualitative study. Health Services and Delivery Research. 9. 1-162.
MANN, C., ANDERSON, C., & BOYD, M. (2021). The role of clinical pharmacists in general practice in England: Impact, perspectives, barriers and facilitators. Research in Social and Administrative Pharmacy,
João Gonçalves
Licenciado e Doutorado em Ciências Farmacêuticos
Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Presidente do Departamento de Farmácia, Farmacologia e Tecnologias da Saúde
Coordenador do iMed – Instituto de Investigação do Medicamento
Martinha Garcia
Licenciada em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 1990 é Especialista em farmácia Hospitalar pela OF em 1999. Concluiu o MBA “Executive em Gestão de Negócios para Farmacêuticos” na UAL em 2005; a Pós Graduação em “Redução do Desperdício Hospitalar” pela Universidade Católica Portuguesa do Porto, em 2012; a Pós Graduação Leadership in Healthcare Delivery pela Nova School of Bussiness
and Economics em 2015 e o Padis da AESE em 2023.
Membro da OF Nº L-7197
Iniciou a sua atividade como farmacêutica no Centro Hospitalar do Funchal em 1990, sendo atualmente Diretora dos Serviços farmacêuticos do SESARAM,EPERAM e Assessora do CA para a área do Medicamento.
Lecionou Farmacologia na ESESJ Cluny e na UMA onde é Assistente Convidada
Tem vários artigos publicados, posters e apresentações orais. É co-autora de um capítulo do livro “ A GESTÃO DE SAÚDE BASEADA EM VALOR – CASOS E EXPERIÊNCIA PORTUGUESA”, Almedina
Leonel Alexandre Monteiro Silva
Vice President Quality Assurance Global IV Fluids com aproximadamente 20 anos de experiência em indústria farmacêutica, mestrado em Ciências Farmacêuticas, Especialidade em Indústria Farmacêutica e MBA Executivo. Desenvolveu e manteve Sistemas de Gestão da Qualidade locais e globais e as suas ferramentas, coordenou várias inspeções internacionais de autoridades mundiais (FDA, TGA, Anvisa, GCC, etc) enquanto exportava para mais de 70 países. Liderou uma fábrica de Injectáveis (>500 pessoas) enquanto Plant Manager, implementando um turnaround na qualidade e operações para garantir a manutenção de licenças e certificações assim como um plano de investimento. Coordenou e desenvolveu até 12 fábricas no âmbito da qualidade sitas na Europa, Ásia e África, procurando harmonização e sinergias. Especialista em fabrico de estéreis com experiência adicional em formas não estéreis ambas enquanto Qualified Person certificada pelo Colégio de Indústria da Ordem do Farmacêuticos.
Paula Sanches
NOME / NAME
Paula Sanches
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Mestrado em Biofarmácia e Farmacocinética Avançada
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmacia da Universidade de Lisboa
Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Escola Superior deTecnologias da Saúde de Lisboa
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Directora Técnica da Grifols Portugal, Lda, desde 1999, onde ocupo também os cargos de Responsável de qualidade no âmbito da Norma ISO 9001, Responsável local de Farmacovigilância e Responsável de Assuntos regulamentares.
Auditora no âmbito da Norma ISO 9001 desde 2007 e Auditora Coordenadora com certificado IRCA (International Register of Certificated Auditors) desde julho de 2018.
Anteriormente exerci funções de DT na Farmoeste (Caldas da Rainha) e antes disso no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Pulido Valente.
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
Formadora em vários módulos do Master de Indústria Farmacêutica no Centro de Educação Superior da Indústria Farmacêutica (CESIF), e igualmente como palestrante convidada em diversos cursos e eventos em temas relacionados com as boas práticas de distribuição, qualidade (ISO 9001), assuntos regulamentares, farmacovigilância, entre outros.
OUTRAS ATIVIDADES
Presidente da Direcção da APREFAR desde 2012
Especialista em Assuntos Regulamentares
Especialista em Distribuição Farmacêutica
Membro do Grupo de Trabalho de Distribuição Farmacêutica da OF
Membro da Comissão Instaladora para atribuição do título de especialista em Distribuição Farmacêutica
Membro da European GDP Association, com certificação GDP Compliance Manager.
Maria Judite Neves
NOME / NAME
Maria Judite Vilela Guerlixa Firmino das Neves
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
É licenciada em Ciências Farmacêuticas, no ramo de Farmácia de Oficina e Hospitalar e no ramo de Análises Químico-Biológicas, encontrando-se integrada na Carreira Especial Farmacêutica na categoria de Farmacêutico Assessor Sénior. É Especialista pela Ordem dos Farmacêuticos em Análises Clínicas e em Registos e s e Regulamentação Farmacêutica.
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Maria Judite Neves tem trabalhado, nos últimos 27 anos, no INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., na área dos dispositivos médicos, assumindo desde 2008 o cargo de diretora da Direção de Produtos de Saúde. Ao longo dos 27 anos integrou diferentes grupos de trabalho, fóruns e task-forces nacionais e europeias, relacionadas com a regulação dos dispositivos médicos e dos cosméticos, realçando-se os dependentes da Comissão Europeia, do Conselho da União Europeia e das Autoridades Competentes Europeias.
Participou no processo de discussão e negociação de vários diplomas europeus aplicáveis aos dispositivos médicos, sublinhando-se a sua participação enquanto perita nacional na discussão do atual quadro legislativo no Working Party on Pharmaceuticals and Medical Devices do Conselho da União Europeia.
É perita nacional no MDCG, nomeada no contexto do RDM e do RDIV, sendo também membro do grupo informal de coordenação do MDCG. É representante da Autoridade Competente portuguesa no grupo das autoridades competentes europeias para os dispositivos médicos, o CAMD. Integra várias taskforces e grupos instituídos no âmbito da aplicação do atual quadro regulamentar.
Foi auditora regulamentar e avaliadora no âmbito do Joint Assessment europeu no contexto da designação e monitorização dos Organismos Notificados que atuam no sector dos dispositivos médicos.
Desempenhou o papel de Legal Entity Appointed Representative, LEAR, para as ações conjuntas europeias realizadas pelo INFARMED, I.P. no âmbito do Health Programme 2014-2020.
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
É autora de vários artigos e capítulos de livros na área regulamentar dos dispositivos médicos, como por exemplo:
‒ “O difícil caminho da implementação dos Regulamentos dos Dispositivos Médicos”, in Infarmed Notícias, nº 82, 2024
‒ “Da aplicação do Regulamento à transposição para a legislação nacional”, em conjunto com Joana Castro, Mariana Madureira e Mariana Teixeira, in Infarmed Notícias nº 74, 2021.
‒ “Dispositivos médicos e Covid-19. Da missão do Infarmed à garantia do acesso”, in Infarmed Notícias n.º 71, 2020.
‒ NEVES, Maria Judite / FILIPE, Helder Mota – “(In)sucesso da marcação CE nos dispositivos médicos: análise swot e propostas de melhoria”. In Revista portuguesa de farmacoterapia, 2012 (Out). - Vol. 4, nº 4, p. 276-295.
Foi cocoordenadora global e autora de vários artigos do livro “30 anos dos Dispositivos Médicos no INFARMED”, publicado em 2024.
OUTRAS ATIVIDADES
Tem participado, enquanto formadora, em diferentes ações, pós-graduações e mestrados a nível nacional e internacional. Foi formadora no programa TAIEX da Comissão Europeia. Representou também a Comissão Europeia em alguns fóruns internacionais.
Tem participado em formações e encontros organizados pela PAHO/WHO E pelo EAMI.
Presidenta da Comissão Paritária da carreira Especial Farmacêutica no INFARMED, I.P.
Fez parte do Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos de 2016 a 2022.
Francisco Sampaio
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Responsável pelo controlo de qualidade em âmbito de fabrico de medicamentos de uso humano, no Laboratório Nacional do Medicamento, Exército Português desde 10/10/2018
João Roseiro
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela FFUL e em Ciências Militares na Academia Militar desde 2008. Frequência de vários cursos no âmbito da saúde militar, nomeadamente Pós-Graduação em Saúde Militar, nível I e II, Curso de Promoção a Capitão e Curso de Promoção a Oficial Superior. Curso Pós-Graduado em Aconselhamento ao Viajante para Farmacêuticos pela FMUL. PAGEF pela UCP. Curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe pela UC. A frequentar o Curso de Especialização em Administração Hospitalar pela ENSP.
Como oficial superior exerceu funções no departamento de logística farmacêutica do Laboratório Militar, no apoio farmacêutico às farmácias militares, forças nacionais destacadas e hospitais militares, em medicamentos e dispositivos médicos. Em 2019 foi projetado com uma equipa sanitária, integrado na Força de Reação Imediata para Moçambique, em virtude do ciclone Idai. Em março 2020, integrou a Célula de Resposta à COVID-19 no Comando das Forças Terrestres, no âmbito do planeamento da atividade do Exército no apoio às estruturas militares e civis que deram apoio à COVID-19. Em junho de 2020 inaugurou o Centro de Acolhimento Militar à COVID-19 no antigo Hospital Militar de Belém, para chefia dos serviços farmacêuticos.
Desde novembro de 2020 que é o Adjunto do Chefe da Repartição de Estudos, Planeamento e Qualidade da Direção de Saúde Militar no EMGFA. No Estado-Maior do Coordenador da Task-Force assumiu funções de Oficial de ligação à DGS, foi Chefe da Equipa de Apoio à Vacinação (CEAVAC) na Operação Ilhas Periféricas nos Açores e Coordenador do Centro de Vacinação Pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa. Fez parte do Núcleo de Coordenação e Apoio ao Ministério da Saúde, na Divisão de Assuntos Técnicos e na Divisão de Comunicação até junho de 2023.
É consultor farmacêutico na linha SNS24 e na área da distribuição farmacêutica.
Michelangelo Canzoneri
Leonor Correia
Raquel Coentrão
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Farmacêutica assistente, IPO Porto
OUTRAS ATIVIDADES
- Alterações hematológicas inerentes à gravidez (reflexos no hemograma)- Comunicação no II curso de pós-graduação e atualização em análise clínicas e genética humana (Coordenação geral:Prof. Doutora Leonor Correia (FFUL)
- Estudo hematológico dos líquidos biológicos- Comunicação no I Curso de morfologia e estudo de líquidos biológicos do IPO-Porto (Coordenação geral: Dra Teresa Sousa)
- Curso prático: Observação de citoesfregaços de líquidos biológicos. Discussão de casos clínicos (I Curso de morfologia e estudo de líquidos biológicos do IPO-Porto (Coordenação geral: Dra Teresa Sousa)
Clara Botelho Moniz
• Habilitações académicas:
Licenciatura em Microbiologia
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas
Especialista em Análises Clínicas
• Atividade Profissional
Responsável pelo setor de Hematologia na Unilabs
• Publicações e comunicações
Oradora na palestra: Uma manhã com a patologia clínica
Póster: Incidência de anemia na comunidade
Henrique Nogueira
José Henrique da Silva Diógenes Nogueira é licenciado pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (pré-Bolonha) desde 2000 e especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos desde 2007. Em 2006 obteve o MBA em gestão de empresas e está neste momento a terminar o curso de Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Publica, Lisboa. Em 2022 foi convidado a integrar o Conselho para a Qualificação e Admissão (CQA) e o Núcleo de Farmácia Militar da Ordem dos Farmacêuticos (NFM). Foi membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Militar de Belém e, mais recentemente, do Hospital das Forças Armadas. É membro da Comissão de Normalização de Consumos desde 2017 no Hospital das Forças Armadas. Foi chefe do Serviço de Aprovisionamento do Hospital das Forças Armadas entre 2017 e dezembro de 2022. Durante este período participou na elaboração da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) no âmbito do COMPETE 2020 contemplando dois projetos financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Em 2018 participou na elaboração da candidatura para obtenção de certificação Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). Enquanto chefe do Serviço de Aprovisionamento e atualmente como adjunto do chefe do Departamento Logístico do Hospital das Forças Armadas tem responsabilidades na área da gestão logística e contratação pública.
Teresa Luciano
Medical Response to Major Incidentes, MRMI International Faculty/Madeira International Disaster Training Centre, em 2018.
Lean Management Certificate, Villanova University, EUA, em 2017.
Study Tour Lean Management in Hospitals, Lyon, em 2017.
Media Training para Alta Direção de Unidades de Saúde, CENJOR, em 2017.
Frequência doutoramento em Saúde Internacional, IHMT -UNL, setembro 2014 a dezembro 2015.
PADIS — Programa Avançado para Dirigentes de Instituições de Saúde, AESE, em 2015.
Pós - Graduação em Saúde e Desenvolvimento, IHMT -UNL, em 2010.
PACES — Programa Avançado para Diretores Executivos, INA, em 2009.
Pós - Graduação em Marketing e Negócios Internacionais, INDEG/ISCTE, em 1997 — Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra, em 1990.
Rita Oliveira
Habilitações Académicas
1995 – Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa;
2003 - Pós graduação em Nutrição Clínica na Faculdade de Medicina de Lisboa;
2004 - Título de Especialista em Farmácia Hospitalar concedido pela Ordem dos Farmacêuticos.
2007 / 2008 - PAGE (Programa Avançado de Gestão para Executivos) na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa;
2010 - Grau de Mestre em Farmacologia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa;
2010 - Programa de Formação Avançada em Bioética e Ética Clínica na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa;
2013 – Programa para Altos Dirigentes de Instituições de Saúde (PADIS) na Escola de Negócios AESE em Lisboa;
2016 – Aluna de Doutoramento em Biomedicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa / Nova Medical School
Estágios Relevantes
2009 – Observership no Hospital Johns Hopkins (EUA)
Habilitações Complementares
1998 – Curso de Farmácia Clinica no Hospital de La Santa Creu I Sant Pau (Barcelona);
2003 – Equiparação ao Estágio da carreira dos Técnicos Superiores de Saúde (DL nº 38 / 2002, de 26 de Fevereiro);
2008 – Curso “Ensaios Clínicos na Perspectiva do Farmacêutico Hospitalar”;
2008 – Curso de “ Organização da Emergência”;
2013 – Curso “20th Fresenius Kabi Advanced Nutrition Conference”.
Actividade Profissional
1990 – Farmácia Manuel Vicente Jesus, em Lisboa (durante a licenciatura);
1994 – INETI (Lisboa) no departamento de Radiofármacos (medicina nuclear);
1995 / 1996 – Funções de Farmacêutica Adjunta em substituição da Directora Técnica na Farmácia Manuel Vicente de Jesus em Lisboa;
1996 / 2004 – Farmacêutica nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Prof. Fernando da Fonseca (Amadora/Sintra);
1998 / 2003 – Responsável pela Farmácia da Clínica Sr.ª da Lapa (Clínica retaguarda do Hospital Amadora/Sintra);
Desde 2002 – Participação em ensaios clínicos;
2004 – Processo de Reacreditação pelo Kings Fund e Certificação do Hospital Prof. Fernando Fonseca à ISO 9001;
2004 – Farmacêutica no Hospital CUF Infante Santo;
Desde 2004 – Auditora Interna da Qualidade do Grupo José de Mello Saúde;
Desde 2007 – Direcção Técnica dos Serviços Farmacêuticos do Hospital CUF Infante Santo;
Desde 2011 - Membro executivo do Núcleo do Programa da Segurança na Saúde do José de Mello Saúde coordenado pelo Sr. Prof. Doutor José Fragata.
Desde 2013 – Grupo de Trabalho da Formação Contínua da Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos;
Desde 2015 – Participação no Grupo de Trabalho de preparação da Acreditação Joint Commission Internacional;
Desde 2015 – Embaixadora da Inovação José de Mello Saúde;
Desde 2015 – Farmacêutica responsável técnica e coordenadora das Farmácias do agrupamento Cluster Tejo da José de Mello Saúde (CUF Infante Santo, CUF Cascais, CUF Almada, CUF Sintra, CUF Belém e várias Clínicas CUF).
Comissões Técnicas e Científicas
1999-2004 - Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Prof. Fernando Fonseca (Amadora/Sintra);
1999-2003 - Comissão de Tratamento de Feridas e Úlceras/ Material de Penso do Hospital Prof. Fernando Fonseca (Amadora/Sintra);
Desde 2004- Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital CUF Infante Santo e Comissão de Tratamento de Feridas e Úlceras/Material de Penso do Hospital CUF Infante Santo;
2008 - Conselho Científico do Clube de Anestesia Regional (CAR);
Desde 2009 - Comissão de Gestão de Risco do Hospital CUF Infante Santo;
2011 - Grupo de Trabalho do Registo de Saúde Electrónico (RSE) do Ministério da Saúde;
Desde 2015 à Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital CUF Cascais;
2015-2016 - Direcção Geral de Saúde (DGS) no Departamento da Qualidade em Saúde;
Desde 2016 – Comité de Farmácia e Terapêutica da José de Mello Saúde.
Actividades de Ensino
Desde 1996 - Orientadora de estágios pós-graduados das várias Faculdades de Farmácia de Lisboa (Universidade Lisboa, Universidade Lusófona de Lisboa e Instituto Superior de Ciências da saúde - Egas Moniz);
Desde 1997 – Formadora da Associação Nacional de Farmácias (ANF) em revisões de Farmacologia e Farmacoterapia;
2001-2015 - Docente Universitária - Assistente Auxiliar Convidada de Farmacologia no Instituto Superior de Ciências da Saúde – Egas Moniz;
Desde 2005 - Docente Convidada da Disciplina de “Nutrição Artificial” inserida na componente lectiva dos Cursos Pós-Graduados e Mestrados da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa;
2007-2009 – Docente no Curso de Nutrição Artificial da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa;
Desde 2011 - Assistente Convidada no Departamento de Sócio Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa;
Desde 2013 - Docente Universitária - Assistente Auxiliar Convidada do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa;
Desde 2013 – Formadora nos programas de estágios nos Hospitais CUF da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas.
José Pedro Castro
Doutoramento em Biomedicina (2010-2015) pela Faculdade de Medicina UP (FMUP)
Investigador Auxiliar (CEEC FCT, 5ª Edição, 2023-2029) no I3S Porto. Pós Doutoramento no German Institute of Human Nutrition (2015-2018, Berlin, Germany) e Harvard Medical School (2018-2021, Boston, USA).
Co-Fundador e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa para a Medicina e Ciência da Longevidade criada recentemente (2024).
Disseminacção de conhecimento - Múlitplas palestras para pares ou publico em geral
Professor convidado – FMUP, NOVA Medical School, ESS-IPP, Univ Minho.
Cristina Almeida
Grau de Doutor (PhD) em Farmácia, especialidade “Química e Microbiologia da Água”, pela Universidade de Lisboa.
PhD in Pharmacy, "Water Chemistry and Microbiology", from the University of Lisbon.
Professora Associada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), no Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento (DCFM). Responsável por várias unidades curriculares do ensino pré e pós-graduado da FFUL, entre as quais, “Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos”, “Qualidade da Água e Saúde” e “Qualidade da Água de Consumo Humano”.
Membro Integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento, Research Institute for Medicines da Universidade de Lisboa (iMed.ULisboa), Grupo de Investigação “Toxicology, Biomarkers & Risk Assessment”.
Associate Professor at the Faculty of Pharmacy of the University of Lisbon (FFUL), in the Department of Pharmaceutical Sciences and Medicines (DCFM). She is responsible for several curricilar units of pre- and post-graduate courses at FFUL, such as, "Bromatology and Food Technology", "Water Quality and Health" and "Drinking Water Quality".
She is an integrated member of the iMed.ULisboa (Research Institute for Medicines of the University of Lisbon), in the the Research Group of "Toxicology, Biomarkers & Risk Assessment"
Membro da Comissão de Avaliação do Risco (RAC, Risk Assessment Committee) da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA, European Chemical Agency) no grupo de trabalho relativo à Diretiva Europeia da Qualidade da Água Destinada ao Consumo Humano (DWD WG65, Drinking Water Directive Working Group).
Member of the Portuguese Pharmacopoeia Commission, Member of the F3 (Food Farm and Forest) College at the University of Lisbon, Member of the CT 72 (Water Quality) Technical Commission of the Portuguese Environment Agency and Member of the ERSAR (Water and Waste Services Regulatory Authority) Working Group on Microplastics.
At international level, se is a member of the Risk Assessment Committee (RAC) of the European Chemical Agency (ECHA) in the working group on the European Drinking Water Directive (DWD WG65, Drinking Water Directive Working Group).
Joana Barbosa e Melo
Professora Associada com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Teve a sua formação inicial em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da mesma Universidade, fez o Mestrado em Biologia Celular pela FCTUC e o Doutoramento em Ciências da Saúde pela FMUC. Desde 2010 é responsável pela área de Genómica-array do Laboratório de Citogenética e Genómica da FMUC, onde presta atividade assistencial. É co-coordenadora do Mestrado em Genética Clínica Laboratorial da FMUC, coordenando diferentes unidades curriculares. Para além de lecionar no Mestrado Integrado de Medicina, é coordenadora de Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. É Diretora da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra e membro do Conselho Científico da FMUC.
É especialista em Genética Humana pela Ordem dos Farmacêuticos e especialista em genética (ramo Genétia) pela ACSS. É especialista em Genética Clínica Laboatorial pelo European Board of Medical Genetics.
Desde junho de 2024 é Presidente do European Board of Medical Genetics.
É Membro integrado do CIBB da Universidade de Coimbra, no iCBR-Cimago, no grupo “Human Genome Variation in Health and Disease”. Os seus interesses científicos focam-se principalmente na área da genómica e citogenómica, com ênfase na correlação de alterações da organização do genoma e doença, nomeadamente alterações de número de cópia, mutações e alterações epigenéticas e sua associação ao défice cognitivo e neurodesenvolvimento. Tem também diferentes projetos no âmbito do diagnóstico pré-natal e da pesquisa de biomarcadores genómicos e epigenéticos no cancro. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Genética Humana em 2016.
Filomena Brito
Licenciatura Ciências Farmacêuticas. Especialista em Genética Humana.
Farmacêutico Assessor Sénior- Citogenética, Departamento Genética Humana, INSA,Lx.
Filomena Brito (2024). Testes Genéticos na Infertilidade do
casal. Apresentação Oral. XXIII Jornadas Científicas de
Análises Clínicas e de Genética Humana e as XIV Jornadas Ibéricas de Análises
Clínicas. Porto
Laurentino Simão, Sónia Pedro, Bárbara Marques, Sílvia Serafim, Cristina Ferreira, Ana Tarelho, Filomena Brito, Marisa Silva, Cristina Alves, Mónica Viegas, Ana Paula Silva, Márcia Rodrigues, Ângela Ferreira, Hildeberto Correia. (2023). REPORT OF A RARE 3q29 INTERSTITIAL MICRODELETION: PRENATAL DIAGNOSIS AND POSTNATAL FOLLOW-UP. Poster. 27ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Lisboa
Filomena Brito (2022). Anomalias Cromossómicas –Síndromes e Estratégias de Diagnóstico. Apresentação oral. VII Curso de Pós-Graduação e Atualização em Análise Clínicas e Genética Humana da FFL. Lisboa
Laurentino R. Simão, Sílvia S. Serafim, Sónia I. Pedro, Marisa D. Silva, Cristina M. Ferreira, Filomena T. Brito, Ana R. Tarelho, Ana C. Alves, Mónica D. Viegas, Ricardo C. Peliano, Ana S. Bernardo, Inês S. Carvalho, Álvaro E. Cohen, Bárbara S. Marques, Hildeberto O. Correia (2022). REPORT OF A RARE 18P11.32P11.21 TERMINAL DELETION IN A FETUS WITH MULTIPLE ANOMALIES. Poster. 26ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Coimbra.
Membro da CEACGH. Tutora Residência Farmacêutica (Genética).
Mário Fontes e Sousa
Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa
Especialista em Oncologia Médica (internato IPO Porto)
Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina, Universidade do Porto
Especialista em Imuno-Oncologia pela Faculdade de Medicina, Universidade de Navarra
Atividade como Especialista em Oncologia Médica no Hospital CUF Tejo e Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (H. S.
Francisco Xavier)
Membro da Direção do Colégio de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos
Secretário do Grupo de Cancro Génito-Urinário da EORTC (Bruxelas)
Investigador Principal e Co-investigador em vários ensaios clínicos
Revisor de Revistas científicas internacionais indexadas, nomeadamente ASCO Educational Book, JAMA Oncology, Acta Médica Portuguesa, entre outros
Membro de diversas Sociedades científicas nacionais e internacionais
Fátima Ventura
Doutoramento em Farmácia – Ramo Bioquímica
Diretora da Unidade de Avaliação Científica da Direção de Avaliação de Medicamentos - INFARMED, I.P.
Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, I.P.
Membro suplente do Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA)
Membro do Healthcare Professionals Working Party da EMA em representação do CHMP
Membro suplente do Patients and Consumers Working Party da EMA em representação do CHMP
Membro da Comissão de Técnica Vacinação contra a COVID-19 (agora Comissão Técnica Vacinação Sazonal)
Membro do Grupo Metabolism, Genetics and Proteins in Health & Disease do imed — Research Institute for Medicines, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
Júlio Oliveira
Manuel Bicho
Fernando Jorge Ramos
Professor Associado com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e Investigador Sénior do REQUIMTE/LAQV. Tem colaborado com a EFSA como perito na área de alimentação alimentação. Tem mais de 200 publicações em revistas indexdas na Web Of Science um Hindex de 35 e 12 artigos com mais de 100 citações.
Além disso, está Diretor da FFUC desde 2021, membro da Ordem dos Farmacêuticos, da Academia Portuguesa de Ciências Farmacêuticas e da Academia Iberoamericana de Farmácia e membro correspondente da Real Academia Espanhola de Farmácia e da Academia de Farmácia de Castela e Leão. Foi Presidente da COIFFA (Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia) de novembro de 2021 a outubro de 2023, sendo Vice-Presidente Adjunto desde outubro de 2023 e membro do Comité Executivo da Associação Europeia de Faculdades de Farmácia desde maio de 2024.
Maria Dulce Carapinha Da Fonseca
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
• Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (1997)
• Mestrado em Farmácia Comunitária, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2009)
• Especialista em Farmácia Comunitária, Ordem dos Farmacêuticos (2009)
• Pós-Graduação em Gestão de Farmácia, Católica-Lisbon School of Business & Economics (2011)
ATIVIDADE PROFISSIONAL
• De Janeiro de 2019 à atualidade: Diretora Técnica (Farmácia Jordão Pedrosa).
Gestão de stocks e aprovisionamento de medicamentos e outros produtos de saúde. Atendimento e dispensa de medicamentos promovendo o seu uso racional. Gestão e revisão da terapêutica. Gestão de Psicotrópicos. Determinação de Parâmetros Bioquímicos e respetivo aconselhamento. Responsável pela Vacinação. Resolução
e registo de questões clínicas de doentes e/ou outros profissionais de saúde. Dispensa de medicamentos hospitalares. Responsável pela preparação de medicamentos manipulados. Responsável pela comunicação interna e externa. Responsável pela elaboração do Manual de Qualidade. Gestão de recursos humanos sendo responsável pela sua formação. Responsável pela realização de TRAg SARS-COV-2. Responsável pela Preparação Individualizada de Medicamentos. Orientação de estágios de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Orientação de estágios de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Escola Superior de Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona. Desenvolvimento do projecto
na comunidade “Trazer Mais Saúde ao Vale”.
• De Setembro de 2017 à atualidade: Assistente Convidada, nas unidades curriculares de Farmacoterapia de Não Prescrição e, Farmacoterapia, no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, da Escola Superior de Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona.
• De Setembro de 2015 à atualidade: Assistente Convidada, no Departamento de Sócio Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
• De Setembro de 2013 a Janeiro 2019: Farmacêutica Comunitária (Farmácia São Lourenço, Azeitão) e Responsável Técnica (Lisboa Farma, Setúbal).
• De Agosto de 1997 a Setembro de 2013: Farmacêutica Adjunta Substituta (Farmácia Lisboa, Setúbal) .
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
• A retrospective characterization of COVID-19 tests’ users of a community pharmacy in Lisbon’s south bank: preparing future pandemics. Poster presentation at 14º CONGRESSO DAS FARMÁCIAS 2023 ; Mª Dulce Fonseca*; Andreia Santos*; João Gregório**;*Farmácia Jordão Pedrosa, Rua António Nobre nº18, R/C esq. 2835-231 Vale da Amoreira; **CBIOS – Universidade Lusófona’s Research Center for Biosciences & Health Technologies, Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa, Portugal.
• Dermatite Atópica - Seguimento Farmacoterapêutico e Indicação Farmacêutica /(Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias de Saúde, 2007; (4) 1:57-71) Ana Mendes 1, M. Dulce Fonseca 1, Teresa Lopes 11 Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Av das Forças Armadas, 1600-083 Lisboa , Portugal
• Vacina contra o Papilomavirus. Boletim do CIM. Revista da Ordem dos Farmacêuticos Novembro/Dezembro de 2007.
• Antidepressants use pattern in a sample of Portuguese adults. Poster presentation at FIP 2009 congress. Abstract title: ANTIDEPRESSANTS USE PATTERN IN A SAMPLE OF PORTUGUESE OUTPATIENTS ADULTS. Author: Fonseca, Dulce, Faculty of Pharmacy - Lisbon University ,Lisbon, Portugal. Duarte-Ramos, Filipa, Faculty of Pharmacy - Lisbon University , Lisbon,Portugal Co-author(s)Cabrita, Jose, Faculty of Pharmacy - Lisbon University , Lisbon, Portugal
OUTRAS ATIVIDADES
Responsável pelo Projeto “Trazer + Saúde ao Vale”, uma iniciativa conjunta da Farmácia Jordão Pedrosa, Câmara Municipal da Moita e Unidade de Cuidados na Comunidade-Saúde na Rua, vencedor do Prémio Almofariz 2022 na categoria “Intervenção na Comunidade, by Laboratórios Azevedos”.
Cláudia Cavadas
Agregação em Farmacologia, Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra (2017)
Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, especialidade em Farmacologia, Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra (2002)
Mestrado em Biologia Celular, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra (1995)
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra (Licenciatura 6 anos; 1991)
Investigadora e líder do grupo Neuroendocrinologia e Envelhecimento, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra (desde 2002)
Membro do Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde da Fundação para a Ciência e Tecnologia (desde 2023)
Vice-reitora, Universidade de Coimbra (2019-2023)
Vice-presidente eleita da Comissão executiva da rede de 40 universidade europeias – Coimbra Group (Bruxelas, 2019- 2023
Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar (2011-2013; 2019-2023)
Coordenadora do Laboratório de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos, Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra (2019 –2021).
Membro eleita do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2016-2019).
Presidente eleita da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (2016-2019)
Sub-diretora da Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra (2009-2012).
Coordenação e participação em mais de duas dezenas de projetos científicos financiados por instituições internacionais e nacionais;
Orientação, com sucesso, de mais de cinquenta estudantes de doutoramento e mestrado,
Co-autora de mais de de 100 publicações científicas em revistas internacionais
Oradora convidada em mais de 50 conferências e instituições de investigação e de divulgação de ciência.
Mais de 15 prémios científicos e de comunicação e divulgação de ciência, incluindo um reconhecimento nacional pela Ciência Viva Nacional: Mulheres na Ciência, em 2016.
Membro de mais de quatro dezenas de painéis de avaliação de projetos científicos, de inovação e prémios , nacionais e internacionais
Bruno Nunes
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas
Doutoramento em Ciências Biomédicas
Agregação em Biologia
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Bruno Nunes (BN) é Investigador Principal com Agregação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Foi professor auxiliar na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, e professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP). BN, h-index = 42, 5509 citações, é autor de 138 artigos de investigação, 3 capítulos de livros e 9 artigos de investigação em revistas nacionais. Há 2 anos consecutivos que BN figura nas listas dos investigadores mais citados e influentes a nível mundial, segundo as métricas da Universidade Stanford-Elsevier. Participou em 17 projectos científicos, e esteve envolvido com o sector privado, liderando a participação da Universidade de Aveiro num consórcio com empresas privadas na área da produção de plásticos. BN é perito em organizações nacionais e internacionais, incluindo a Comissão de Avaliação de Medicamentos Farmacêuticos, INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde; Grupo de Avaliação de Medicamentos Veterinário; Fundação para a Ciência e Tecnologia; Agência de Inovação; Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, entre outros. BN é atualmente editor associado da revista Environmental Science and Pollution Research. BN é revisor de várias revistas internacionais BN tem também estado presente em eventos públicos de divulgação científica, incluindo televisão.
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
Rocha R, Gonçalves F, Marques C, Nunes B (2014). Environmental effects of anticholinesterasic therapeutic drugs on a crustacean species, Daphnia magna. Environmental Science and Pollution Research 21(6): 4418-29. DOI: 10.1007/s11356-013-2339-9
Freitas R, Coelho D, Pires A, Soares AMVM, Figueira E, Nunes B (2015). Preliminary evaluation of Diopatra neapolitana regenerative capacity as a biomarker for paracetamol exposure. Environmental Science and Pollution Research 22(17):13382-92. doi: 10.1007/s11356-015-4589-1
Rodrigues S, Antunes SC, Correia AT, Nunes B (2017). Rainbow trout (Oncorhynchus mykiss) pro-oxidant and genotoxic responses following acute and chronic exposure to the antibiotic oxytetracycline. Ecotoxicology 26(1):104-117. DOI: 10.1007/s10646-016-1746-3
Nogueira AF, Pinto G, Nunes B (2019). Embryonic development, locomotor behavior, biochemical and epigenetic effects of the pharmaceutical drugs paracetamol and ciprofloxacin in larvae and embryos of Danio rerio when exposed to environmental realistic levels of both drugs. Environmental Toxicology 34(11):1177-1190. doi: 10.1002/tox.22819
Silva PMM, de Alkimin GD, Camparotto NG, Prediger P, Nunes B (2023). Toxicological effects resulting from co-exposure to nanomaterials and to a β-blocker pharmaceutical drug in the non-target macrophyte species Lemna minor. Environmental Pollution, 322, 121166. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2023.121166
OUTRAS ATIVIDADES
Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, do Grupo de Avaliação de Medicamentos Veterinários da DGAV.
Adelaide Belo
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura em Medicina
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Maria Adelaide Belo Alves Parreira
Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna desde 1998
• 2022- 2023- Coordenadora dos Percursos Assistenciais Integrados – ULSLA
• 2021 – GAPS – Grupo de Apoio Técnico à implementação das Políticas de Saude
• 2019-2023 – Coordenadora da JADECARE – ULSLA
• 2018 – 2024 - Portuguese Association for Integrated Care – PAFIC – Presidente Direção
• 2017 -2023 –Núcleo de Integração de Cuidados e do Programa de Gestão de Caso da ULSLA
• 2013 -2023 – Consultora do Unidade de Gestão do Acesso – ACSS
• 2008 - PADIS – Programa Alta Direção para Instituições de Saude – AESE Business Scholl
• 2007 – Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação da Rede de Urgência Geral
• 2006-2012 – Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano
• 2004 - European Healh Leadership Programme – INSEAD Executive Education
• 2002- 2005 – Diretora Clínica do Hospital José Joaquim Fernandes (HJJF)
• 1998-2002 – Diretora do Serviço de Medicina Interna do HJJF
• 1993-1998 – Diretora do Serviço de Urgência do HJJF
PUBLICAÇÕES-COMUNICAÇÕES
Handbook Integração de Cuidados
OUTRAS ATIVIDADES
Organização da International Conference on Integrated Care 2025 – Lisbon
Revisora International Jounal of Integrated Care - IJIC
Ana Luísa Peixoto Moura
Ana Correia De Oliveira
Rui Medeiros
Carla Torre
Eduardo Rodrigues
Humberto Martins
Fátima Cerqueira
Pedro Pita Barros
Carlos Gonçalo Das Neves
José António Feio
Francisco Rocha Gonçalves
Gonçalo Sousa Pinto
Ricardo Nascimento
Adalberto Campos Fernandes
Isabel Vaz
David Santana
Ana Abreu
Helder Mota Filipe
Cátia Pinto
Cláudia Furtado
António Araújo
Frederico Da Silva
Vítor Veloso
Joana De Almeida
Nuno Sousa
Bruno Macedo
Paulo Gonçalves
Luís Campos
Rodrigo Oliveira
Gabriela Silva
Rui Santos Ivo
Lucas Chambel
Mahendra G Patel
Eugénia Baptista
Maria Da Graça Campos
Henk-Jan Guchelaar
Armando Alcobia
João Nuno Moreira
Ana Maria Couras
Teresa Fidalgo
João Fraga
Hugo Freire
Dulce Quelhas
Sónia Vidal Silva
Pedro Barata
Rui Loureiro
Claire Anderson
João Gonçalves
Martinha Garcia
Leonel Alexandre Monteiro Silva
Paula Sanches
Maria Judite Neves
Francisco Sampaio
João Roseiro
Michelangelo Canzoneri
Leonor Correia
Raquel Coentrão
Clara Botelho Moniz
Henrique Nogueira
Teresa Luciano
Rita Oliveira
José Pedro Castro
Cristina Almeida
Joana Barbosa e Melo
Filomena Brito
Mário Fontes e Sousa
Fátima Ventura
Júlio Oliveira
Manuel Bicho
Fernando Jorge Ramos
Maria Dulce Carapinha Da Fonseca
Cláudia Cavadas
Bruno Nunes
Adelaide Belo