Presidente Comissão Organizadora
Rui Medeiros
Rui Medeiros
Doutor pela Faculdade de Medicina do Porto (2002, Biologia Humana), Agregação pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Univ. Porto (2006, Fisiopatologia) , Mestre em Oncobiologia pela Fac. de Medicina do Porto (1995 e Licenciado em Ciências Farmacêuticas-Ramo de Analises Químico Biologicas pela Faculdade de Farmacia da Univ. do Porto (1992).
Desde 2022 é Vice-Diretor do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (classificado como Excelente pela FCT) e Coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do mesmo Centro de Investigação (2006-) e desde 1998 Técnico Superior de Saude e atualmente Farmacêutico Assessor no mesmo Instituto no Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial.
Atualmente é Membro do Board of Directors da ECO-European Cancer Organization. Desde 2006 é membro do Conselho de Administração da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte e é atualmente Director do Centro de Formação e do Depart. de Investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRNorte.
Desde 2019 assumiu o cargo de Presidente da ECL-European Association of Cancer Leagues com sede em Bruxelas (Desde 2017 foi Vice-Presidente da ECL).
Atualmente é Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Desde 2005: Professor Universitário Convidado (UFP e UP) e orientador de várias de Teses de Doutoramento (concluídas n=30) e Dissertações de Mestrado (n>50) em diferentes Universidades. E autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais com impact factor (n=500) de um total de mais de 550 publicações, (http://publicationslist.org/rui.medeiros), e https://publons.com/researcher/1705012/ruimedeiros/publications/. (Web of Science, www.webofknowledge.com). (https://scholar.google.com/citations?user=m2tZ6eYAAAAJ&hl=en)(11/9/2020).
É membro do Corpo Editorial e/ou Revisor Convidado de diferentes revistas internacionais entre as quais se destaca: Annals of Human Genetics, BMC Cancer, BMC Medical Genetics, Brazilian Journal Biological Research, Cancer Detection and Prevention, Cancer Genetics and Cytogenetics, Cancer Letters, Cancer Drugs, Cancer Research, Carcinogenesis, Disease Biomarkers, European Journal of Cancer, Gynecologic Oncology, Human Mutation, Human Reproduction, International Journal of Obesity, e Pharmacogenomics Journal.
Presidente da ECToH 23, 9th European Conference on Tobacco or Health (Madrid). Presidente da CC da ECToH 17, 7th European Conference on Tobacco or Health (Porto). Foi presidente da 30th International Papillomavirus Conference (Sept 2015, Lisboa). Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores do Norte. Chair da HPV Action Network European Cancer Organization (até 2023)
Vencedor de vários Prémios de Investigação Nacionais e Internacionais, incluindo o Prémio Nacional da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (1999), o Premio para Melhor Tese de Doutoramento em Portugal na área das Ciências da Saúde (2005, Universidade de Coimbra e Bluepharma), o Yamanouchi European Foundation Award (2005) e o European Cervical Cancer Prevention Award- (2009, European Parliament/ECCA). Membro de vários painéis/comissões científicas Nacionais e Internacionais e avaliador da European Science Foundation (ESF).
Comissão Organizadora
Ana Luísa Peixoto
Ana Luísa Peixoto
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1995), mestre em Genética Humana Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1998) e doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2019). É especialista em Genética Humana pela Ordem dos Farmacêuticos, European Board of Medical Genetics e ACSS. Atualmente, desempenha funções como coordenadora técnica do Serviço de Genética Laboratorial do IPO-Porto, sendo responsável pelo diagnóstico molecular de predisposição hereditária para cancro e de alterações genéticas adquiridas com valor diagnóstico, prognóstico ou preditivo de resposta à terapêutica. Ao longo da sua carreira, contribuiu como autora ou coautora em 71 publicações científicas em revistas indexadas internacionalmente.
Carla Torre
Carla Torre
Professora Auxiliar de Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância/Gestão de Risco na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (UL), Portugal.
Carla Torre licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na FFUL, é mestre em Epidemiologia pela FMUL e doutorada em Farmacoepidemiologia pela FFUL. Lidera o subgrupo de Epidemiologia, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância no Instituto de Investigação do Medicamento (imed) da UL. Carla Torre é membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), membro cooptado para a Farmacoepidemiologia do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) e membro suplente de Portugal do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento.
Cláudia Furtado
Cláudia Furtado
é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e doutorada em Saúde Pública pela Universidade NOVA de Lisboa.
Claudia Furtado é responsável pela Direcção de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS) e pela Direcção de Informação e Planeamento Estratégico (DIPE) do INFARMED, I.P.
A DATS é responsável pela avaliação de Tecnologias de saúde, preços e comparticipações. A DIPE é responsável pela monitorização do consumo e da despesa com medicamentos e dispositivos médicos e pela definição e avaliação das medidas de política nesta área.
Atualmente é professora auxiliar na Escola Nacional de Saúde Pública Portuguesa (Universidade NOVA de Lisboa).
David Santana
David Santana
Farmacêutico com MICF concluído na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e pós graduado na área de Marketing Management no ISCTE.
Desenvolveu funções enquanto secretário técnico da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos e perseguiu o seu percurso profissional na área da Indústria Farmacêutica.
Ao longo dos anos, assumiu responsabilidades nos departamentos médico, comercial e ainda de marketing farmacêutico de diferentes empresas nomeadamente Janssen, Bayer e AstraZeneca, estando ligado durante este percurso a diversas áreas terapêuticas (Hematologia, Imunologia, Nefrologia ou ainda a área Cardiovascular e Metabólica).
Hoje em dia assume a função de Franchise Lead de Hematologia na AstraZeneca, sendo igualmente membro do Conselho de Jovens Farmacêuticos da Ordem dos Farmacêuticos.
Eugénia Baptista
Eugénia Baptista
Eugénia Morais dos Santos Baptista, natural de Freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo, Bragança, nascida a 16/07/1976, casada. Mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, com a carteira profissional nº 11727, sócia da OF P-2919. Trabalho em farmácia comunitária desde Junho de 2000, mais precisamente na Farmácia Bem Saúde em Bragança, da qual sou Diretora Técnica desde maio de 2015, até à actualidade.
Colaboro com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança desde Setembro de 2003, até à actualidade, como docente, tendo passado pelos cursos de Dietética e Nutrição, Análises Clínicas, Gerontologia e Farmácia. Atualmente lecciono as Unidades Curriculares de Farmacologia, Farmacoterapia I e Comunicação e Aconselhamento em Farmácia ao curso de Farmácia.
Fátima Cerqueira
Fátima Cerqueira
Fátima Cerqueira concluiu a licenciatura em Ciências Farmacêuticas e o doutoramento na área da Bioquímica na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
É Professor Associado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, sendo a sua lecionação centrada na área da Microbiologia.
É investigadora do Grupo de Oncologia Molecular a Patologia Viral do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Humberto Martins
Humberto Martins
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra
MBA pela AESE/IESE
Pòs-graduações em Gestão Farmacêutica, Administração Hospitalar e Alta Direcção em Saúde.
Desempenhou funções Executivas, Assessoria, Direcção e Administração em Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Gilead Sciences, Ministério da Saúde, Associação Nacional de Farmácias, Genomed e Infosaúde.
Membro de grupos de trabalho e comissões oficiais em saúde e política do medicamento.
Actualmente consultor independente em estratégia, inovação e gestão aplicadas à área farmacêutica e da saúde.
João Nuno Moreira
João Nuno Moreira
João Nuno Moreira, é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Líder do Grupo de Microambiente Tumoral e Terapias Dirigidas no Centro de Neurociências e Biologia Celular da mesma Universidade.
É co-autor de vários capítulos de livros e artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica. Co-inventor de várias patentes concedidas na Europa e Estados Unidos da América. Participou ativamente no desenvolvimento de Nanopartícula Lípidica à qual foi atribuída o estatuto de medicamento órfão pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) e pela agência regulamentar norte americana (Food and Drug Administration) para o tratamento do mesotelioma humano. Ao longos dos anos tem participado como perito na avaliação de projetos de agências de financiamento nacionais (ex.: Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT) e internacionais (ex.: Euronanomed; Israel Science Foundation; Dutch Cancer Society; COST Actions), bem como para a Agência Europeia do Medicamento.
Martinha Garcia
Martinha Garcia
Licenciada em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 1990 é Especialista em farmácia Hospitalar pela OF em 1999. Concluiu o MBA “Executive em Gestão de Negócios para Farmacêuticos” na UAL em 2005; a Pós Graduação em “Redução do Desperdício Hospitalar” pela Universidade Católica Portuguesa do Porto, em 2012; a Pós Graduação Leadership in Healthcare Delivery pela Nova School of Bussiness
and Economics em 2015 e o Padis da AESE em 2023.
Membro da OF Nº L-7197
Iniciou a sua atividade como farmacêutica no Centro Hospitalar do Funchal em 1990, sendo atualmente Diretora dos Serviços farmacêuticos do SESARAM,EPERAM e Assessora do CA para a área do Medicamento.
Lecionou Farmacologia na ESESJ Cluny e na UMA onde é Assistente Convidada
Tem vários artigos publicados, posters e apresentações orais. É co-autora de um capítulo do livro “ A GESTÃO DE SAÚDE BASEADA EM VALOR – CASOS E EXPERIÊNCIA PORTUGUESA”, Almedina
Presidente Comissão Organizadora
Rui Medeiros
Rui Medeiros
Doutor pela Faculdade de Medicina do Porto (2002, Biologia Humana), Agregação pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Univ. Porto (2006, Fisiopatologia) , Mestre em Oncobiologia pela Fac. de Medicina do Porto (1995 e Licenciado em Ciências Farmacêuticas-Ramo de Analises Químico Biologicas pela Faculdade de Farmacia da Univ. do Porto (1992).
Desde 2022 é Vice-Diretor do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (classificado como Excelente pela FCT) e Coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do mesmo Centro de Investigação (2006-) e desde 1998 Técnico Superior de Saude e atualmente Farmacêutico Assessor no mesmo Instituto no Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial.
Atualmente é Membro do Board of Directors da ECO-European Cancer Organization. Desde 2006 é membro do Conselho de Administração da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte e é atualmente Director do Centro de Formação e do Depart. de Investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRNorte.
Desde 2019 assumiu o cargo de Presidente da ECL-European Association of Cancer Leagues com sede em Bruxelas (Desde 2017 foi Vice-Presidente da ECL).
Atualmente é Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Desde 2005: Professor Universitário Convidado (UFP e UP) e orientador de várias de Teses de Doutoramento (concluídas n=30) e Dissertações de Mestrado (n>50) em diferentes Universidades. E autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais com impact factor (n=500) de um total de mais de 550 publicações, (http://publicationslist.org/rui.medeiros), e https://publons.com/researcher/1705012/ruimedeiros/publications/. (Web of Science, www.webofknowledge.com). (https://scholar.google.com/citations?user=m2tZ6eYAAAAJ&hl=en)(11/9/2020).
É membro do Corpo Editorial e/ou Revisor Convidado de diferentes revistas internacionais entre as quais se destaca: Annals of Human Genetics, BMC Cancer, BMC Medical Genetics, Brazilian Journal Biological Research, Cancer Detection and Prevention, Cancer Genetics and Cytogenetics, Cancer Letters, Cancer Drugs, Cancer Research, Carcinogenesis, Disease Biomarkers, European Journal of Cancer, Gynecologic Oncology, Human Mutation, Human Reproduction, International Journal of Obesity, e Pharmacogenomics Journal.
Presidente da ECToH 23, 9th European Conference on Tobacco or Health (Madrid). Presidente da CC da ECToH 17, 7th European Conference on Tobacco or Health (Porto). Foi presidente da 30th International Papillomavirus Conference (Sept 2015, Lisboa). Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores do Norte. Chair da HPV Action Network European Cancer Organization (até 2023)
Vencedor de vários Prémios de Investigação Nacionais e Internacionais, incluindo o Prémio Nacional da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (1999), o Premio para Melhor Tese de Doutoramento em Portugal na área das Ciências da Saúde (2005, Universidade de Coimbra e Bluepharma), o Yamanouchi European Foundation Award (2005) e o European Cervical Cancer Prevention Award- (2009, European Parliament/ECCA). Membro de vários painéis/comissões científicas Nacionais e Internacionais e avaliador da European Science Foundation (ESF).
Comissão Organizadora
Ana Luísa Peixoto
Ana Luísa Peixoto
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1995), mestre em Genética Humana Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1998) e doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2019). É especialista em Genética Humana pela Ordem dos Farmacêuticos, European Board of Medical Genetics e ACSS. Atualmente, desempenha funções como coordenadora técnica do Serviço de Genética Laboratorial do IPO-Porto, sendo responsável pelo diagnóstico molecular de predisposição hereditária para cancro e de alterações genéticas adquiridas com valor diagnóstico, prognóstico ou preditivo de resposta à terapêutica. Ao longo da sua carreira, contribuiu como autora ou coautora em 71 publicações científicas em revistas indexadas internacionalmente.
Carla Torre
Carla Torre
Professora Auxiliar de Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância/Gestão de Risco na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (UL), Portugal.
Carla Torre licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na FFUL, é mestre em Epidemiologia pela FMUL e doutorada em Farmacoepidemiologia pela FFUL. Lidera o subgrupo de Epidemiologia, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância no Instituto de Investigação do Medicamento (imed) da UL. Carla Torre é membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), membro cooptado para a Farmacoepidemiologia do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) e membro suplente de Portugal do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento.
Cláudia Furtado
Cláudia Furtado
é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e doutorada em Saúde Pública pela Universidade NOVA de Lisboa.
Claudia Furtado é responsável pela Direcção de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS) e pela Direcção de Informação e Planeamento Estratégico (DIPE) do INFARMED, I.P.
A DATS é responsável pela avaliação de Tecnologias de saúde, preços e comparticipações. A DIPE é responsável pela monitorização do consumo e da despesa com medicamentos e dispositivos médicos e pela definição e avaliação das medidas de política nesta área.
Atualmente é professora auxiliar na Escola Nacional de Saúde Pública Portuguesa (Universidade NOVA de Lisboa).
David Santana
David Santana
Farmacêutico com MICF concluído na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e pós graduado na área de Marketing Management no ISCTE.
Desenvolveu funções enquanto secretário técnico da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos e perseguiu o seu percurso profissional na área da Indústria Farmacêutica.
Ao longo dos anos, assumiu responsabilidades nos departamentos médico, comercial e ainda de marketing farmacêutico de diferentes empresas nomeadamente Janssen, Bayer e AstraZeneca, estando ligado durante este percurso a diversas áreas terapêuticas (Hematologia, Imunologia, Nefrologia ou ainda a área Cardiovascular e Metabólica).
Hoje em dia assume a função de Franchise Lead de Hematologia na AstraZeneca, sendo igualmente membro do Conselho de Jovens Farmacêuticos da Ordem dos Farmacêuticos.
Eugénia Baptista
Eugénia Baptista
Eugénia Morais dos Santos Baptista, natural de Freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo, Bragança, nascida a 16/07/1976, casada. Mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, com a carteira profissional nº 11727, sócia da OF P-2919. Trabalho em farmácia comunitária desde Junho de 2000, mais precisamente na Farmácia Bem Saúde em Bragança, da qual sou Diretora Técnica desde maio de 2015, até à actualidade.
Colaboro com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança desde Setembro de 2003, até à actualidade, como docente, tendo passado pelos cursos de Dietética e Nutrição, Análises Clínicas, Gerontologia e Farmácia. Atualmente lecciono as Unidades Curriculares de Farmacologia, Farmacoterapia I e Comunicação e Aconselhamento em Farmácia ao curso de Farmácia.
Fátima Cerqueira
Fátima Cerqueira
Fátima Cerqueira concluiu a licenciatura em Ciências Farmacêuticas e o doutoramento na área da Bioquímica na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
É Professor Associado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, sendo a sua lecionação centrada na área da Microbiologia.
É investigadora do Grupo de Oncologia Molecular a Patologia Viral do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Humberto Martins
Humberto Martins
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra
MBA pela AESE/IESE
Pòs-graduações em Gestão Farmacêutica, Administração Hospitalar e Alta Direcção em Saúde.
Desempenhou funções Executivas, Assessoria, Direcção e Administração em Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Gilead Sciences, Ministério da Saúde, Associação Nacional de Farmácias, Genomed e Infosaúde.
Membro de grupos de trabalho e comissões oficiais em saúde e política do medicamento.
Actualmente consultor independente em estratégia, inovação e gestão aplicadas à área farmacêutica e da saúde.
João Nuno Moreira
João Nuno Moreira
João Nuno Moreira, é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Líder do Grupo de Microambiente Tumoral e Terapias Dirigidas no Centro de Neurociências e Biologia Celular da mesma Universidade.
É co-autor de vários capítulos de livros e artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica. Co-inventor de várias patentes concedidas na Europa e Estados Unidos da América. Participou ativamente no desenvolvimento de Nanopartícula Lípidica à qual foi atribuída o estatuto de medicamento órfão pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) e pela agência regulamentar norte americana (Food and Drug Administration) para o tratamento do mesotelioma humano. Ao longos dos anos tem participado como perito na avaliação de projetos de agências de financiamento nacionais (ex.: Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT) e internacionais (ex.: Euronanomed; Israel Science Foundation; Dutch Cancer Society; COST Actions), bem como para a Agência Europeia do Medicamento.
Martinha Garcia
Martinha Garcia
Licenciada em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 1990 é Especialista em farmácia Hospitalar pela OF em 1999. Concluiu o MBA “Executive em Gestão de Negócios para Farmacêuticos” na UAL em 2005; a Pós Graduação em “Redução do Desperdício Hospitalar” pela Universidade Católica Portuguesa do Porto, em 2012; a Pós Graduação Leadership in Healthcare Delivery pela Nova School of Bussiness
and Economics em 2015 e o Padis da AESE em 2023.
Membro da OF Nº L-7197
Iniciou a sua atividade como farmacêutica no Centro Hospitalar do Funchal em 1990, sendo atualmente Diretora dos Serviços farmacêuticos do SESARAM,EPERAM e Assessora do CA para a área do Medicamento.
Lecionou Farmacologia na ESESJ Cluny e na UMA onde é Assistente Convidada
Tem vários artigos publicados, posters e apresentações orais. É co-autora de um capítulo do livro “ A GESTÃO DE SAÚDE BASEADA EM VALOR – CASOS E EXPERIÊNCIA PORTUGUESA”, Almedina
Presidente Comissão Científica
João Gonçalves
João Gonçalves
Licenciado e Doutorado em Ciências Farmacêuticos
Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Presidente do Departamento de Farmácia, Farmacologia e Tecnologias da Saúde
Coordenador do iMed – Instituto de Investigação do Medicamento
Membro da Comissão Nacional de Avaliação de Medicamentos
Comissão Científica
Ana Sofia Fernandes
Ana Sofia Fernandes
Licenciada em Ciências Farmacêuticas (2004), doutorada em Farmácia - Toxicologia (2010) e foi reconhecida com o título de European Registered Toxicologist (2018). É Professora Associada na Universidade Lusófona e coordenadora do Models & Mechanisms Lab do Centro de Investigação CBIOS. Foi delegada nacional para o Comité de Gestão das ações COST BM1203 - EU-ROS (2013-2016) e CA16112-NutRedOx (2017-2020), na qual teve funções de gestão de comunicação científica. Coordena os cursos de formação avançada em Fundamentos de Cultura Celular (seis edições, entre 2012-2023) e em Migração Celular (2018, 2019, 2022).
A. Fernandes é perita do Grupo de Avaliação de Medicamentos Veterinários (GAMV) da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV, desde 2018). Integrou a Comissão Organizadora de vários encontros nacionais e internacionais e participa regularmente em atividades de divulgação de ciência na sociedade. A sua principal linha de investigação é o estudo do impacto de moduladores redox na etiologia e progressão do cancro, particularmente nos fenómenos de proliferação, motilidade e invasão celulares, com vista ao desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas e nutricionais.
António Almeida
António Almeida
Professor Catedrático de Tecnologia Farmacêutica e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa (FFUL). Licenciado em Ciências Farmacêuticas (Farmácia Industrial) pela FFUL (1987), Doutor (Tecnologia Farmacêutica) pela Aston University, Birmingham, Reino Unido (1993) e Agregado (Ciências Farmacêuticas) pela FFUL (2005). É perito de qualidade da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED e da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e membro do Conselho de Orientação do Laboratório Nacional de Medicamentos. Investigador Convidado na Freie Universität Berlin, Alemanha (1995/1996) e no Centre for Research in Molecular Medicine and Chronic Diseases (CIMUS) da Universidade de Santiago de Compostela (2012), Espanha, é Professor Convidado do programa doutoral em Farmácia da Universidade de Sevilha. Lidera o grupo de investigação Advanced Technologies for Drug Delivery no Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa), onde se dedica ao estudo da administração de fármacos e vacinas utilizando sistemas de micro- e nanopartículas poliméricas e lipídicas. Orientou ou co-orientou 16 teses de doutoramento e 37 teses de mestrado. Autor ou co-autor de 6 patentes e mais de 150 publicações. Integra os corpos editoriais das revistas J Biomed Nanotechnol, J Microencapsulation, J Drug Deliv Sci Technol, AAPS PharmSciTech e Pharmaceutics.
Carolina Mosca
Carolina Mosca
Dulce Quelhas
Dulce Quelhas
Félix Dias Carvalho
Félix Dias Carvalho
Farmacêutico e Professor Catedrático de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Tem os títulos de European Registered Toxicologist - ERT (EUROTOX, Associação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia) e de European Certified Pharmacologist - EuCP (EPHAR, Federação das Sociedades Europeias de Farmacologia). É membro numerário da Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal, membro integrado e Coordenador da linha temática em Saúde Humana e Segurança Ambiental do Centro de I&D Unidade em Ciências Biomoleculares Aplicadas – UCIBIO e membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED.
É Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, Ex-Presidente da EUROTOX, Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, Responsável do Laboratório de Toxicologia da FFUP, e Editor Associado/ membro do corpo editorial de várias revistas científicas nas áreas da Farmacologia, Toxicologia, Dependências, e Ciências Farmacêuticas. A sua investigação está focada na avaliação dos mecanismos de toxicidade dos xenobióticos e no desenvolvimento de antídotos. Publicou mais de 500 artigos científicos/capítulos de livros, e é coeditor de dois Livros na área da Toxicologia: "Toxicologia Forense" e "Toxicologia Fundamental"). ORCID ID: 0000-0003-3858-3494; Ciência ID: 491E-09B9-DBED; Researcher ID: D-4914-2013; Scopus Author ID: 57205357422.
Fernando Jorge Ramos
Fernando Jorge Ramos
Professor Associado com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e Investigador Sénior do REQUIMTE/LAQV. Tem colaborado com a EFSA como perito na área de alimentação alimentação. Tem mais de 200 publicações em revistas indexdas na Web Of Science um Hindex de 35 e 12 artigos com mais de 100 citações.
Além disso, está Diretor da FFUC desde 2021, membro da Ordem dos Farmacêuticos, da Academia Portuguesa de Ciências Farmacêuticas e da Academia Iberoamericana de Farmácia e membro correspondente da Real Academia Espanhola de Farmácia e da Academia de Farmácia de Castela e Leão. Foi Presidente da COIFFA (Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia) de novembro de 2021 a outubro de 2023, sendo Vice-Presidente Adjunto desde outubro de 2023 e membro do Comité Executivo da Associação Europeia de Faculdades de Farmácia desde maio de 2024.
João Ribeiro
João Ribeiro
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e
Especialista em Farmácia Hospitalar pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Farmacêuticos
Trabalhou nas áreas de análises fármaco-toxicológicas e Análises de Efluentes como Farmacêutico Hospitalar exerceu a sua atividade nos Hospitais Distritais de Castelo Branco, Covilhã e Subgrupo Hospitalar Capuchos/Desterro, Lisboa. Desde 2000 no Centro Hospitalar e Universitário Cova da Beira onde coordena do Setor de Aquisições e Logística dos Serviços Farmacêuticos. Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica e do GL-PPCIRA do CHUCB
Assistente Convidado da Faculdade de Ciências Medicas da UBI onde leciona as disciplinas de Farmacologia e Farmacoterapia.
Integra o Conselho do Colégio de Especialidade em Farmácia Hospitalar da OF desde março de2019, tendo assumido a presidência em março de 2022.
Autor e co-autor de inúmeras publicações sob o forma de poster, artigos científicos, comunicações e Manuais de Boas Práticas.
Integrou júris para atribuição do TEFH pela OF e desde 02 de novembro de 2021 integra o júri da prova de Ingresso à Residência Farmacêutica.
João Roseiro
João Roseiro
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela FFUL e em Ciências Militares na Academia Militar desde 2008. Frequência de vários cursos no âmbito da saúde militar, nomeadamente Pós-Graduação em Saúde Militar, nível I e II, Curso de Promoção a Capitão e Curso de Promoção a Oficial Superior. Curso Pós-Graduado em Aconselhamento ao Viajante para Farmacêuticos pela FMUL. PAGEF pela UCP. Curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe pela UC. A frequentar o Curso de Especialização em Administração Hospitalar pela ENSP.
Como oficial superior exerceu funções no departamento de logística farmacêutica do Laboratório Militar, no apoio farmacêutico às farmácias militares, forças nacionais destacadas e hospitais militares, em medicamentos e dispositivos médicos. Em 2019 foi projetado com uma equipa sanitária, integrado na Força de Reação Imediata para Moçambique, em virtude do ciclone Idai. Em março 2020, integrou a Célula de Resposta à COVID-19 no Comando das Forças Terrestres, no âmbito do planeamento da atividade do Exército no apoio às estruturas militares e civis que deram apoio à COVID-19. Em junho de 2020 inaugurou o Centro de Acolhimento Militar à COVID-19 no antigo Hospital Militar de Belém, para chefia dos serviços farmacêuticos.
Desde novembro de 2020 que é o Adjunto do Chefe da Repartição de Estudos, Planeamento e Qualidade da Direção de Saúde Militar no EMGFA. No Estado-Maior do Coordenador da Task-Force assumiu funções de Oficial de ligação à DGS, foi Chefe da Equipa de Apoio à Vacinação (CEAVAC) na Operação Ilhas Periféricas nos Açores e Coordenador do Centro de Vacinação Pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa. Fez parte do Núcleo de Coordenação e Apoio ao Ministério da Saúde, na Divisão de Assuntos Técnicos e na Divisão de Comunicação até junho de 2023.
É consultor farmacêutico na linha SNS24 e na área da distribuição farmacêutica.
Laura Ribeiro
Laura Ribeiro
Luís Moutinho da Silva
Luís Moutinho da Silva
Leonor Correia
Leonor Correia
Maria Lurdes Cristiano
Maria Lurdes Cristiano
Miguel Castelo-Branco de Sousa
Miguel Castelo-Branco de Sousa
Paula Teixeira
Paula Teixeira
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1988) em Indústria e em Farmácia Comunitária e Hospitalar (1994).
Obteve o Título de Especialista em Indústria Farmacêutica em 2003.
Foi Membro do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos de 2004 a 2011.
Em fevereiro 2022 assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Especialidade de Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos, para o triénio 2022-2024.
Paula Teixeira é presentemente Diretora do Departamento da Qualidade Global de Bial e Diretora Técnica/ Qualified Person desde novembro 2010 sendo responsável pelas áreas do Controlo da Qualidade e Gestão da Qualidade compreendendo os processos de suporte ao Sistema de Gestão da Qualidade e de Compliance regulamentar numa perspetiva de boas práticas de fabrico e distribuição, assim como das boas práticas aplicadas a Ensaios Clinicos e de Farmacovigilância.
Iniciou funções em Bial em 1989 como Técnica estagiária do Laboratório do Controlo da Qualidade, tendo vindo a desenvolver a sua atividade durante 2 décadas no âmbito do Controlo da Qualidade tendo participado ativamente nas atividades de Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, preparação de inspeções FDA, submissões de novos medicamentos a nível europeu /EMA) e Global (EUA & Asia) e na última década como Diretora da Qualidade Global GxP do Grupo Bial.
Patrícia Cavaco Silva
Patrícia Cavaco Silva
Sandra Gavinha
Sandra Gavinha
Maria do Rosário Martins
Maria do Rosário Martins
Maria do Rosário Caeiro Martins, é doutor em Química (Bioquímica) pela Universidade de Évora (2004) e licenciada em Ciências Farmacêuticas (Análises Químico-Biológicas), pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (1990).
É Professora Associada do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH), Universidade de Évora. Membro das Comissões de Curso do 1º Ciclo em Biotecnologia, do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e do Doutoramento em Bioquímica.
Membro da Assembleia da ESDH e do Conselho Científico da ESDH.
Membro integrado do Laboratório HERCULES e IN2PAST, desenvolve investigação e docência nas áreas da Bioquímica e das Ciências da Vida e Tecnologias da Saúde, nos domínios da Bioquímica Clínica, Farmacologia e Toxicologia de Produtos
Naturais e Fitoterapia e de Bioquímica e Biotecnologia Ambiental. Participou na orientação de 8 alunos de doutoramento (5 concluídos), 16 alunos de mestrado e de > 100 Estágio de licenciatura.
Membro da equipa de 25 Projetos I&D, nas áreas da Bioquímica e Microbiologia aplicadas ao Património e às Ciências da Vida e da Saúde. É co-autora de 52 artigos científicos em revistas indexadas e 15 capítulos de livro, apresenta um
índice h (Scopus) de 18.
https://orcid.org/0000-0002-8634-3690
https://www.cienciavitae.pt/portal/D411-55DA-83F4